Naya Violeta ilumina o carnaval goiano e brasileiro com suas criações e posicionamento
Divulgação
Naya Violeta ilumina o carnaval goiano e brasileiro com suas criações e posicionamento

A estilista e empreendedora afrodescendente Naya Violeta, criada nos quintais de suas tias costureiras, traz uma nova proposta para os foliões goianos e brasileiros: o Carnavioleta. Com a chegada do Carnaval, a atmosfera colore o cerrado com vibrantes tonalidades, anunciando um período de celebração e renovação vibrante e pulsante.

"Ao nos depararmos com o Carnaval, questionamos o que fazemos com essa celebração? Reconhecemos sua importância enquanto festa no Brasil e a força dos movimentos afro-brasileiros. Decidimos ampliar nossa atuação para atender não só os clientes locais de Goiânia, mas também os clientes de todo o Brasil que adquirem nossos produtos pela loja virtual", comenta Naya.

O Carnavioleta surgiu de uma articulação para compreender a força do Carnaval no Brasil e dos movimentos afro-brasileiros em todos os seus aspectos. Desde o início de fevereiro, o ateliê está aberto até a sexta - feira (09), para receber presencialmente clientes de Goiânia e atender às demandas das vendas virtuais em todo o país.

Em 2024, a marca estendeu suas atividades para além de Goiás, alcançando cidades como São Paulo e Salvador. Em solo goiano, o Carnavioleta veste figuras emblemáticas das comunidades negras, como Sônia Cleide, Lucilene Kalunga, o prefeito Vilmar Kalunga, a primeira-dama Lucinha Rosa de Cavalcante e a dj Isra Kevere, líderes do cerrado negro. Em São Paulo, a marca colabora com artistas como Iara Viana, do Bloco Siga Bem, com a atriz e ativista Preta Ferreira e sua mãe dona Carmem Silva so MTST, produzindo figurinos sob medida para pessoas que dialogam com o carnaval e a política.

Além de vestir corpos, a marca celebra a cultura e a identidade afro-brasileira
Divulgação
Além de vestir corpos, a marca celebra a cultura e a identidade afro-brasileira

Além de vestir corpos, a marca celebra a cultura e a identidade afro-brasileira. Destaca-se o Baile Black, uma iniciativa que promove a intersecção entre moda, Carnaval e política, e as parcerias com blocos como o Afro Kizumba, importante representante da cultura afro na Bahia.

A marca fortaleceu sua colaboração com o Baile Black Gyn, movimento que une a comunidade negra de Goiânia para resgatar suas raízes e promover a amizade por meio da música. Em 2024, lança o Black Bloco, o primeiro bloco de carnaval negro de Goiânia, criando seu estandarte. Na Bahia, Naya Violeta projetou os abadás para o Bloco Afro Kizumba, fundado em 1997 pelo Mestre Bira Reis, em Salvador.

O tema do carnaval de 2024 é "TECNOCENTRAL", com todos os integrantes vestidos com estampas de Naya Violeta. Segundo a estilista, "é extremamente significativo ter criado essa indumentária em colaboração com nossa equipe de Goiânia para ser usada na cidade com a maior população negra do país".

O objetivo da marca é ampliar sua comunicação de moda para projetos afro-afirmativos, gerando diálogos e posicionamentos relevantes dentro deste espaço cultural, social e político proporcionado pela moda e pelo carnaval, demonstrando assim seu compromisso com a promoção da diversidade e inclusão.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!