O autoconhecimento é fundamental para lidar com crises e situações sob pressão
Reprodução/Globo
O autoconhecimento é fundamental para lidar com crises e situações sob pressão


O BBB 24 , um dos maiores programas de audiência do país, é palco de vários momentos de pressão e conflitos internos, que acabam prejudicando a saúde mental dos participantes e muitas vezes acabam se perdendo no meio do turbilhão de emoções. 

A influenciadora Vanessa Lopes passou por diversas crises durante o programa, em que várias vezes chorava e se lamentava com medo do cancelament o e do julgamento das pessoas. Nisso, ela foi especulada por internautas de estar alucinado em diversas situações, o que gerou grandes momentos de críticas nas redes sociais. Após esses episódios, a participante acabou desistindo do BBB 24.

Para Heloísa Capelas , especialista em autocuidado, inteligência emocional e inovação pessoal, o autoconhecimento é uma ferramenta fundamental para que em momentos de dor, conflitos e pressões externas , consigamos buscar saídas e reorganizar da melhor forma possível, seguindo em diante.

Em entrevista exclusiva com o iG Delas , a especialista nos contou como funciona o processo de autoconhecimento e como ele é importante para a saúde mental em ambientes pessoais e profissionais. 

"O autoconhecimento te ajuda a entender quais são suas crenças, medos e como me relaciono com as pessoas e quais os comportamentos me trazem sofrimento. É se olhar sem julgamento, que é gerado pelas crises de ansiedade, depositando um medo do que as pessoas pensam de mim. Ele vai me levar a conhecer meus comportamentos e aquilo que me leva a viver, como momentos de alegria e medo", inicia. 

"Os ansiosos não sabem o porquê se sentem ansiosos. As pessoas que entram em pânico, acham que estão em pane do nada. Isso não é verdade. Isto está sendo construído através do próprio pensamento da pessoa e o autoconhecimento vai auxiliar como essa pessoas pode mudar este pensamento", explica. 

Em situações sob pressão , muitas vezes sentimos muitos sintomas, entre eles físicos, como batimentos acelerados, coceira nos olhos e na pele, irritabilidade, falta de ar e inquietação . Além disso, psicologicamente, nossa maneira de se comportar e agir também é afetada. Segundo a especialista, alguns sintomas são destrutivos, comprometendo a nossa saúde mental

"Quando estamos ansiosos ou em conflitos, sentimos que estamos presos a várias situações, como o medo de ser julgado pela opinião dos outros, destruição da autoimagem e busca uma validação excessiva pela aprovação dos outros. Tudo começa com um pensamento, gera fracasso e comparação com pessoas. Então, isso se desenrola em crises de ansiedade, de pânico e um medo absurdo de não saber como lidar com situações, o que ocorreu com a participante do BBB, Vanessa Lopes.", explica. 

Quando estamos em conflitos , não vemos saída e nos encontramos perdidos pelas emoções . Para isso, Heloísa comenta o que podemos fazer para amenizar essas situações de estresse

"Sempre busque ajuda. Com o autoconhecimento, conseguimos prestar atenção em como funcionamos e nossas necessidades, principalmente em momentos de crises. No caso do BBB, saber como seu consciente funciona e lida com as situações, te auxilia a tomar a decisão de entrar ou não no programa. As crises de ansiedade são controláveis se nós nos conhecemos e com o autoconhecimento, nós acabamos criando ferramentas para lidar com conflitos.", disse. 

Além disso, ela cita a respiração como um cuidado importante para momentos de crises de ansiedade. "O autoconhecimento traz caminhos que nos ajudam a controlar momentos de crise, como a respiração. Em momentos de ansiedade, os batimentos ficam acelerados e a respiração é ofegante, em que há um processo de hiperventilação, onde há muito ar dentro do corpo. Para isso, é preciso respirar devagar pelo nariz e soltar todo o ar pela boca. Esse respirar salva qualquer crise de ansiedade, mas é necessário confiar que essa respiração é uma ferramenta.", relata. 

No caso da Vanessa, Heloísa afirma que a influenciadora está produzindo conteúdo e apenas interage com pessoas de seu convívio. "Há uma disfuncionalidade das famílias. A Vanessa não convive com os internautas, apenas com grupos pequenos que dão segurança a ela. Nisso, os grupos maiores, como a internet, tiram a segurança dela e ela começa a ter delírios. Assim, o autoconhecimento vai ajudá-la a entender como foi construída sua autoestima e como surgiu esses conflitos na vida dela. Uma criadora de conteúdos, com muitos seguidores e que autoflagela, com certeza tem transtornos. Se os transtornos da Vanessa levarem alucinações, é necessária uma ajuda psiquiátrica, com intervenção de remédios para amenizar esses conflitos, junto com o autoconhecimento", pontua. 

Muitas vezes, nós não sabemos como lidar com pessoas que sofrem com crises de ansiedade . Heloísa explica como podemos ajudar as pessoas que sofrem com alguma perda ou passam por situações delicadas. 

"Primeiro, muita paciência. Pressione menos a pessoa que já sofre com uma grande pressão, assim como Vanessa se colocou. O BBB é um jogo sob pressão, onde tem que ganhar e perder todos os dias. Então quando surgir a crise, tenha muita empatia e cuidado. Evite críticas, observações desagradáveis e pressões para que a pessoa saia logo da crise. Faça a respiração junto a pessoa, para que ela se sinta segura e se acalme. O controle do ambiente ajuda quem está em crise de ansiedade", finaliza. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!