O cuidado dos cabelos é essencial no dia a dia, para a manutenção dos fios. Em um programa de confinamento, como o BBB 24 mudar a rotina capilar não é nada fácil para os participantes. Para isso, a Dra. Luciana passoni, médica referência em cuidados com o cabelo e transplante capilar e CEO da Passoni Clinic analisa os cuidados dos cabelos dos participantes do programa.
A modelo Yasmin Brunet , conhecida por ter cabelos de sereia, anda tendo muito trabalho com os cuidados dos fios. Para Luciana, por sempre estar com o cabelo produzido nas redes socias e agora confinada, ela não possui ajuda de profissionais, o que para o público não é comum.
"A Yasmin Brunet, possui o cabelão como sua marca registrada, ele está sempre bonito e volumoso, e apesar do cabelo dela possuir um fundo claro, esse loiro não é natural dela, é descolorido, então, sempre quando ela se apresenta nas redes sociais, ela está com o cabelo muito escovado, muito produzido, muito hidratado, e agora, que ela está em confinamento na casa, por não possuir ajuda de profissionais para cuidar do cabelo dela, acaba gerando um estranhamento do público", comenta.
"É perceptível que até a coloração muda e o frizz aparece. E isso é muito comum, é sinal de que, para ter um cabelo descolorido e saudável é necessário ir frequentemente a um salão de cabeleireiro, ainda mais com um cabelo longo, que precisa ser nutrido sempre com muita proteína, com muita queratina e também que precisa de muito de hidratação e selagens, além de mantê-lo escovado para ficar com um aspecto mais bonito".
O cantor Rodriguinho também possui coloração nos cabelos, o que para a especilista os cuidados devem ser redobrados. "Além da Yasmin, na casa tem também o Rodriguinho que possui o cabelo descolorido, e toda a descoloração retira o pigmento do fio de cabelo, retirando a melanina do fio e tudo que há de nutrientes ali dentro, deixando o cabelo muito mais frágil, muito mais sujeito a quebra. Nele é possível observar um afinamento e um aumento das entradas no cabelo", afirma.
Três participantes que utilizam trança, como Leidy Elin, Lucas Luigi e Raquele, o que pode causar tração no cabelo, segundo Luciana. "Todo tipo de dread provoca alopecia de tração se permanecer mais de sete dias no couro cabeludo. Então, é muito comum perceber que os participantes começam a ter um pouquinho de falta de cabelo na região de hairline e isso é devido ao excesso de tração que essas tranças e o dread fazem, além disso, esse tipo de penteado gera muito acúmulo de sebo. Então, a dermatite seborreica e o excesso de oleosidade também são muito comuns", diz.
A cantora Wanessa Camargo ficou conhecida por ter muito cabelo. Para a profissinal, mesmo que os fios tenham perdido um pouco a densidade, o cabelo parece em ótimo estado.
"Uma atenção também a Wanessa Camargo, que sempre foi muito conhecida por ter muito cabelo e ela ainda tem muito cabelo, mas se comparado a 20 anos atrás, percebe-se que o cabelo dela perdeu densidade. Isso se dá com o passar da idade e para evitar é preciso buscar por tratamentos direcionados para bulbo e a raiz, mesmo assim o cabelo dela continua muito bonito", relata.
Para Luciana, Deniziane, Alane e Isabelle possuem cabelos saudáveis e bonitos e o que mais se destaca é o brilho dos fios." As três participantes tem cabelos muito bonitos mesmo. De cabelos longos, por exemplo, uma morena, que possui um cabelo com brilho bonito, e que faz parte da genética dela. Ela possui a primeira fase do cabelo, que é a de nascimento e crescimento é muito prolongada, portanto, quanto maior essa fase, que é chamada de fase anágena, mais comprido e lindo é o cabelo", disse a especialista.
Um programa de confinamento, como o BBB, gera um grande estresse, onde brigas, conflitos e os medos do paredão contribuem para a saúde do cabelo. Luciana cita como exemplo Beatriz , que possue cabelos finos e caso esteja em grandes momentos de ansiedade, pode ter problemas com os fios. "Muitos dos participantes já vem sendo expostos na mídia como em brigas, conflitos, medo de ser expulso e de sair no paredão. Tudo isso gera um aumento do cortisol, um aumento do estresse endógeno", analisa a médica e CEO da Passioni Clinic.
"Então, acredito que muitos participantes, principalmente as mulheres, devem ter quedas de cabelo agudas dentro do programa. Isso é bem comum, e nos programas passados reparei bastante nisso, nesse provavelmente não vai ser diferente. Por exemplo, tem a participante Beatriz, que tem um cabelo mais puxado para o loiro escuro e bem fininho, ela não tem pouco cabelo, mas um cabelo bem fininho. Ela é uma participante que se não tomar cuidado, se tiver uma queda por estresse ou um afinamento genético, poderá começar a aparecer a falha no couro cabeludo dela", conclui Luciana.