Cuidadania: a (re) existência das mulheres nos espaços do poder
Divulgação
Cuidadania: a (re) existência das mulheres nos espaços do poder

O Instituto Lavoro e o escritório LBS Advogadas e Advogados acabam de lançar o livro Cuidadania: a (re) existência das mulheres nos espaços do poder. A obra propõe uma nova visão de cidadania: a “cuidadania” e tem apresentação assinada pela  filósofa Djamila Ribeiro.  

O livro é gratuito e está disponível por meio do  link . A filósofa Djamilla Ribeiro explica na apresentação que "“cuidadania” é um conceito com origem que data do início do século entre os hispano-falantes, e foi transposta para o Brasil como uma iniciativa prática de desenvolvimento da cidadania com base no cuidado. 

“Um exemplo disto é o cuidado dedicado às mulheres pelas advogadas da LBS Advogadas e Advogados em projetos de empoderamento por meio do conhecimento de direitos. Chamado de “Seu lugar de fala, seu lugar de direito”, a iniciativa é realizada no Espaço Feminismos Plurais, em São Paulo-SP, além das rodas de mulheres semanais realizadas no posto de saúde do bairro Jardim Bassoli, em Campinas-SP, entre outras ações”, explica. 

A ideia da obra é que leitoras e leitores sejam conduzidos pelo livro como se acompanhassem um bordado, perpassando por temas como feminismo, infância, política institucional, saúde, maternidade, ciência e mercado de trabalho. Todos os textos são escritos por especialistas mulheres, que, além dos títulos, possuem vivência nas áreas sobre as quais escrevem. 

Conforme explica o prefácio, o pressuposto da publicação é o entendimento que não basta o reconhecimento da existência das mulheres e de seus direitos para que tenhamos uma vida digna. “É preciso que se assuma que os seres humanos, partes integrantes da natureza, devem estar no centro de um sistema social que valoriza a reprodução da vida, a solidariedade, o compartilhamento e o coletivo.  

A obra foi organizada pelas advogadas Fernanda Giorgi, sócia da LBS Advogados, diretora do Instituto Lavoro e membro da Rede Lado e especialista em Direitos Humanos do Trabalho e Direito Transnacional do Trabalho pela Universidad de Castilla-La Mancha, e Luciana Barretto, advogada trabalhista, sócia da LBS Advogadas e Advogados, membro do Instituto Lavoro, especialista em Direitos Humanos do Trabalho e Direito Transnacional do Trabalho e especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo, Mestranda em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp, e pelo advogado Antonio Megale, advogado trabalhista, Especialista em Direito do Trabalho e Especialista em Direitos Humanos do Trabalho e Direito Transnacional do Trabalho, Sócio da LBS Advogadas e Advogados e membro do Instituto Lavoro. 

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!