A personagem Petra foi abusada na infância
Reprodução/TV Globo
A personagem Petra foi abusada na infância

Na novela 'Terra e paixão', o público descobriu que a personagem Petra foi abusada sexualmente na infância. O trauma atingiu a personagem de forma pesada e a jovem passou a desenvolver um vício em remédios tarja preta, chegando a ser internada em uma clínica de reabilitação. Segundo o psicólogo Alexander Bez, o abuso sexual é algo bem delicado, pois os traumas que podem trazer são grandes, pois imprime uma fragmentação mental de etiologia psiquiátrica, podendo levar a condutas e ações de risco.

"Infelizmente em alguns casos algumas pessoas que passaram por esse tipo de caso pode sim se tornar um abusador no futuro, mas isso depende muito como será conduzida a personalidade da criança, pois existe etapas do desenvolvimento infantil e em qual fase do crescimento da psicossexualidade a criança se encontrava", diz o terapeuta. 

"Muitos desenvolve inseguranças, dificuldades em confiar em outras pessoas, afetando até mesmo a vida amorosa na fase adulta, depressão, ansiedade, entre outras coisas. Por isso, buscar ajuda profissional independente da idade, é muito importante, seja criança ou adulto, ter ajuda de um psicólogo/psiquiatra e até mesmo da família, ajuda bastante no processo de cura mental e física", recomenda.

Para Telma Abrahão, biomédica e especialista em Neurociência do Desenvolvimento Infantil,  as consequências do abuso sexual podem ser muitas.

"Infelizmente na grande maioria dos casos os abusadores são pessoas próximas e até mesmo da família. O potencial traumático que o abuso sexual, emocional e físico, traz, principalmente na infância, é grande, deixando marcas profundas, pois a criança está em desenvolvimento e com o tempo ela pode desenvolver grande sentimento de inadequação, medo de socializar e até mesmo culpa pelo que aconteceu. Além disso, muitas geram distorções na forma de olhar para si, para o próprio corpo e principalmente para o outro", pondera Telma. 

Para a especialista, é importante ressaltar que os pais precisam ser um lugar de segurança, confiança e não de medo. "Então, procure manter uma educação baseada na conexão e na segurança, pois é de grande importância para que a criança consiga confiar no papai e na mamãe, sabendo que independente do que aconteça, ela poderá contar com a ajuda e apoio de seus cuidadores.""

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!