Mulheres e homens em situação de rua na Capital paulistana são o principal público-alvo da Oficina Rotinas de Cozinha Industrial que está sendo ministrada pelo Projeto Ação de Rua SP, todos os sábados deste mês de maio a partir das 8h, no espaço cultural Nave Coletiva - Rua R. José Bento, 106 - Cambuci. Além de pessoas vulneráveis a oficina se destina a quaisquer outras que se identifiquem com o escopo da oficina, queiram conhecer de perto o projeto, e até se tornarem colaboradores, entrando para a equipe.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
O Ação de Rua é um projeto de alimentação solidária criado em 2020 durante a crise sanitária e econômica da pandemia da Covid-19, em que voluntários preparam pratos que fogem do convencional, com ingredientes de qualidade e variedade no cardápio.
Com a Oficina Rotinas de Cozinha Industrial,que está sendo desenvolvida por meio do edital chamado Ocupa Nave - que cede ocupação do espaço da entidade para iniciativas sociais ou ligadas à cultura - o Ação de Rua SP conseguirá aumentar sua produção de refeições de 200 para 350. Essa é a quantidade de Marmitas que posteriormente serão entregues para pessoas vulneráveis, na região central da cidade.
Além disso, o Ação de Rua SP dá sequência a uma capacitação para trabalhar em cozinha, que vem sendo realizada desde o ano passado, já com alunos formados e fazendo parte integrante do projeto. "Conseguimos fazer uma primeira capacitação com um apoio que recebemos e agora, ocupando a cozinha da Nave, podemos incluir mais pessoas ministrando uma oficina. Queremos dar a quem necessita a oportunidade de qualificação em um serviço no qual podem trabalhar de forma remunerada", comenta Katia Ciccone, coordenadora do Ação.
Pesquisas referendam a importância dessas atividades. De acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) a população em situação de rua no Brasil cresceu 38% entre 2019 e 2022, quando atingiu 281.472 pessoas. Segundo censo da Prefeitura de São Paulo divulgado em 2022, o percentual de mulheres em situação de rua cresceu de 14,8% do total dessa população, em 2019, para 16,6% em 2021. Do mesmo modo, a população trans/travesti/agênero/não binário/outros também aumentou: representava 2,7% em 2019, e agora, soma 3,1% da população nas ruas da cidade.
Muitas das mulheres em situação de vulnerabilidade nas ruas são mães. Conforme estatísticas do IBGE, mais de 48% dos lares têm como arrimo de família, mulheres. E existe um contingente de pelo menos 11 milhões de mães solo. Essas mães são as mais afetadas durante uma crise econômica, pandêmica ou de desemprego. Entre a população que vive nas ruas da cidade de São Paulo elas representam
Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !
"Ao conviver lado a lado com pessoas em situação extremamente vulnerável é possível notar a falta de um sonho coletivo, por isso acreditamos que a circulação dessas pessoas dentro de um espaço tão plural, que abriga tantos coletivos e ativistas, pode ser uma força motriz de conscientização, união e novas ideias”, comenta Katia.
Sobre a capacitação, ela pontua que desde o início o Ação de Rua SP é tocado por voluntários e espera poder contar com mais colaboradores "Temos alguns já incorporados à nossa equipe. São pessoas que poderão aproveitar as técnicas que têm aprendido com a gente, para trabalhar como cozinheiros e em outras funções e que passarão a fazer parte do combate à fome dos vulneráveis de São Paulo", conclui.
OFICINA Rotina de Cozinha Industrial na NAVE
- Na oficina é possível aprender coo funciona uma rotina industrial, com preparação de grande quantidade e variedade de refeições), desde a separação dos ingredientes do cardápio, preparo dos alimentos, passando pela organização da cozinha (funções-trabalho em equipe), até a entrega dos pratos.
QUANDO: Sábados, a partir das 9h.
ONDE: Espaço Nave Coletiva - R. José Bento, 106 - Cambuci, São Paulo.
COMO PARTICIPAR: Preencher formulário disponível na Bio da página @acaoderua.sp e no site da Nave Coletiva.
INSCRIÇÃO: Interessados em conhecer o projeto e participar da oficina devem preencher formulário de inscrição,disponível na BIO da página do Projeto Ação de Rua SP no Instagram (@projetoacaoderua.sp).