Lucilaine Lima foi dos bem-casados a franqueadora de cursos gourmet
Divulgação
Lucilaine Lima foi dos bem-casados a franqueadora de cursos gourmet

Foi a partir de uma necessidade da ex-professora de biologia, Lucilaine Lima, que nasceu a primeira unidade do Instituto Gourmet Brasil. Em 2010, ela resolveu trocar as salas de aulas para investir em vendas de doces caseiros e assim poder ficar mais próxima de seu primeiro filho.

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais! 

“Eu estava em busca de fornecedores para nosso casamento e não encontrei ninguém disponível para fazer bem-casados. Foi quando eu passei a testar diversas combinações de receitas e coloquei como meta fazer o melhor bem casado que meu marido já tinha comido”, comenta Lucilaine.

A única dificuldade, é que Lucilaine não tinha muita experiência na cozinha, muito menos na confeitaria, por isso, a empreendedora passou a dedicar-se cada vez mais nos estudos da confeitaria. Com muita dedicação, Lucilaine se tornou referência na região e com a alta qualidade de seus produtos, seus clientes questionavam seus segredos culinários, foi quando então resolveu repassar as informações que tinha transformando suas receitas em um negócio de sucesso.

“Começamos na garagem de casa, reunia cerca de 10 mulheres, e repassava meus conhecimentos para as alunas”, lembra. Percebendo o entusiasmo e a proporção que as aulas estavam tomando, Robson Fejoli, marido de Lucilaine, sugeriu que eles abrissem um lugar exclusivo para as aulas.

A primeira unidade do Instituto Gourmet Brasil nasceu em 2014, em Serra, no Espírito Santo. Na época, Lucilaine cuidava desde o material didático e aulas, até da organização, finanças e limpeza da escola. Em pouco tempo, a procura pela escola foi aumentando e mostrando seu potencial de mercado.

O casal contou com o auxílio de Glaucio Athayde que, assim como Robson, possuía anos de experiência em cursos profissionalizantes e, em 2017, depois de muito testar, a rede ingressou para o setor de franquias, já no primeiro ano comercializou 35 unidades.

“Eu via que não existia no Brasil um modelo de negócios exatamente igual ao meu. Tem coisas parecidas (Técnico, faculdade ou um cursinho básico). Mas nada como o nosso que é para profissionalizar, colocar no mercado rapidamente, fazer empreender. E a gente viu essa oportunidade”, conta Lucilaine.

Seguindo um crescimento exponencial, no início de 2020, a marca anunciou a sociedade com o Grupo de Investimento SMZTO e no ano seguinte, obteve um crescimento de 80% e chegou na marca de R$ 90 milhões de faturamento.

Em plena pandemia, o Instituto Gourmet teve que atender seus alunos em uma plataforma online, o “conexão Gourmet”, e o resultado da ação foi bem positivo pois a rede teve um crescimento de 40% na comparação entre 2020 e 2019, e um faturamento de R$ 62 milhões.

Hoje, 9 anos após seu lançamento no mercado a rede comemora a consolidação no mercado e números expressivos. Ano passado, o faturamento da rede superou a marca histórica de R$ 100 milhões, um crescimento de mais de 25% com 140 unidades e mais de 160 comercializadas, atendendo mais de 32 mil alunos.

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

Para 2023, a marca tem como expectativa manter essa proporção de crescimento, mas pretende acelerar a criação de novos cursos que fidelizem mais os clientes e implementar processos cada vez mais automatizados e padronizados que permitam a otimização dos produtos das franquias, além de reformular os cursos mais vendidos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!