Tânia Tiburzio dá dicas para aliviar os sintomas da tpm
Polina Zimmerman/Pexels
Tânia Tiburzio dá dicas para aliviar os sintomas da tpm

Aqueles dias tensos que a maioria das mulheres passa mês a mês têm nome e sobrenome: Tensão Pré-Menstrual. Isso mesmo, a famosa TPM. Dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) estimam que 75% a 80% das mulheres em idade reprodutiva sentem alguns sintomas, tanto físicos quanto psicológicos.

Normalmente, os sinais de que um período turbulento está para chegar aparecem entre sete e dez dias antes do início da menstruação, mas pode variar, assim como a duração desse processo. Em alguns casos, as mulheres podem sentir os sintomas da TPM até começar o fluxo menstrual; em outros, os desconfortos permanecem até acabar o ciclo.

Irritabilidade, estresse, dor nas mamas, enxaqueca, cólicas... A lista segue quase rumo ao infinito e além, graças às alterações hormonais. A boa notícia é que há alternativas e mudanças de hábitos que se tornam verdadeiros aliados no combate dos sintomas, ou ao menos no quesito de amenizar os incômodos. Nesse sentido, listei as minhas dicas preferidas:

1 – Dieta balanceada

Bombardeie o seu corpo com alimentos ricos em nutrientes para o dia a dia. Algumas pesquisas sugerem que dietas adequadas em cálcio e vitamina D podem reduzir os sintomas de TPM, assim como em tiamina (vitamina B1) e riboflavina (vitamina B2). O ideal também é ingerir alimentos mais leves, com teor reduzido de gordura saturada e sal. Frutas, vegetais, grãos e alimentos diuréticos são fortes aliados.

2 – Evite consumir alguns itens

Há alimentos que estimulam a distensão abdominal, o inchaço, as dores de cabeça, entre outras queixas características do momento. Café, chá preto, chá mate e refrigerantes, por exemplo, estão nessa lista indesejada para o período.

3 – Aumente a ingestão de líquidos

Na TPM, muitas mulheres se sentem mais inchadas, principalmente na região abdominal, devido à retenção de líquidos. Por isso, é importante aumentar o consumo de água para manter a hidratação do corpo e combater o inchaço. Chás diuréticos, sucos e frutas como melão e melancia também são boas pedidas nesse caso.

4 – Pratique atividades físicas

Exercícios fazem bem para o corpo e a mente, pois liberam endorfinas que provocam sensação de prazer, relaxam, ajudam no funcionamento do intestino e reduzem o edema característico do período. O ideal é praticar atividades moderadas, como ioga, caminhada, natação e hidroginástica.

5 – Invista em calcinhas com Pontos Quânticos de Carbono

Para revolucionar de vez o assunto, uma opção supertecnológica vai ao encontro das calcinhas com Pontos Quânticos de Carbono (PQC). Já disponíveis no mercado, esses itens indispensáveis emitem ondas infravermelhas de longa duração que ativam a microcirculação da região. Com isso, os vasos comprimidos pela ação da prostaglandina podem voltar a ter uma circulação natural, aliviando o inchaço, a cólica menstrual e demais desconfortos abdominais, como prisão de ventre e incontinência urinária. Que tal?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!