No mês da mulher, Casa Museu Ema Klabin traz programação especial
Divulgação
No mês da mulher, Casa Museu Ema Klabin traz programação especial

Ministrados por especialistas em diversas áreas da arte, cultura, sociologia, gastronomia, história, entre outros, os cursos e palestras da Casa Museu Ema Klabin vêm a cada ano despertando mais o interesse do público. Em março, a programação tem início com uma palestras online cujo tema é a mulher.

A professora do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, Ana Paula Simioni, ministra a palestra “Do tabu à transgressão: mulheres artistas e a questão do nu”. O encontro aborda como as mulheres artistas se posicionaram em relação às práticas da representação do corpo despido e suas transformações ao longo do século XIX e primeiras décadas do século XX.

ZAP! Slam

No dia 11 de março, a Casa Museu Ema Klabin apresentou sua primeira edição de Slam com a participação do grupo Zona Autônoma da Palavra (ZAP! Slam), o primeiro dessa modalidade no Brasil, criado em 2008 pela poeta, atriz, diretora, roteirista, ex-apresentadora do programa Manos e Minas da TV Cultura e slammer Roberta Estrela D’Alva e realizado pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos há 15 anos.

Roberta, uma das curadoras e apresentadoras dessa edição, conheceu a modalidade por meio de vídeos e, na volta de uma viagem aos Estados Unidos, se aprofundou no tema. Com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, resolveu criar o ZAP! Slam. Desde então, vários outros grupos surgiram no Brasil. O evento tem entrada franca, com 100 lugares presenciais e transmissão ao vivo pelo canal da Casa Museu Ema Klabin no YouTube.

Mais que um evento poético, o Slam é um movimento social, cultural e artístico em todo o mundo, uma maneira em que poetas abordam criticamente temas como racismo, violência e drogas, entre outros, despertando o público para a reflexão através de performances de poesia falada em forma de competição. 

Nesta edição, o ZAP! traz uma curadoria especial com os poetas Lews Barbosa (primeiro campeão paulista de slam em 2012), Lucas Afonso (campeão brasileiro de slam 2015), Tawane Theodoro (campeã paulista 2018) e Claudia Schapira (poeta e dramaturga do Núcleo Bartolomeu e uma das fundadora do Slam no Brasil). 

Trio Neukomm

No dia 18 de março, às 17h, a casa museu receberá o Trio Neukomm no âmbito do programa Música no Museu, criado no Rio de Janeiro há 25 anos com direção e curadoria de Sérgio da Costa e Silva. Para esta apresentação, que integra uma programação realizada no Rio de Janeiro e em São Paulo, o trio interpretará obras de Sigismund von Neukomm, W. A. Mozart e H. Villa-Lobos. Participam do trio o oboísta Harold Emert, o violonista Eduardo Camenietzki e a pianista Aleida Schweitzer. Entrada gratuita com 100 lugares por ordem de chegada.

Serviço

Palestra

quinta-feira, 23 de março de 2023

das 19h às 21h – 95 vagas (cada) – classificação: 18 anos.

Inscrições no site: https://emaklabin.org.br

Gratuito*

Música

Sábado, 18 de março de 2023, às17h

100 lugares presenciais por ordem de chegada

Rua Portugal, 43 – Jardim Europa - São Paulo, SP

Gratuito*


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!