Cuidados naturais para a saúde íntima
Pexels
Cuidados naturais para a saúde íntima


Se você já ouviu falar de banho de assento, você já escutou sobre ginecologia natural. Mas será que ela é apenas isso? Aliando saberes tradicionais com evidência científica, o movimento surgiu como uma forma de resgate da autonomia das mulheres sobre sua saúde e seu próprio corpo.

Ela tem suas bases na medicina ayurvédica e de povos originários, principalmente andinos. A chilena Pabla San Martín é uma das pioneiras, responsável por difundir o movimento na América latina com seu livro “Manual de introdução à ginecologia natural”.

Além de fomentar uma visão integral da saúde e um profundo autoconhecimento das mulheres com seus ciclos menstruais e reprodutivos, a ginecologia natural por meio de ervas e práticas é capaz de tratar e prevenir desequilíbrios da saúde íntima.

No verão estamos mais propensas a esses desconfortos devido não só ao aumento do calor e umidade da região, como também das atividades que realizamos, como banhos de mar, no qual ficamos mais expostas. Com algumas mudanças simples podemos prevenir o aparecimento de fungos e bactérias que geralmente ocorrem devido a alterações no ph vaginal:

Não fique com o biquíni molhado – leve uma troca para quando sair da água, um ambiente quente e úmido é perfeito para proliferação da cândida albicans.

Não deixe biquínis e calcinhas secando em locais fechados e úmidos, como no banheiro. Peças íntimas precisam estar arejadas.

Não compartilhe toalhas e evite usar tecidos sintéticos que impedem a respiração da pele.

Durante o período menstrual troque o absorvente com mais frequência, principalmente se forem descartáveis comuns.

Não faça duchas vaginais, elas são a principal causa da infecção bacteriana gardnerella. A vagina (parte interior) é autolimpante e nunca devemos lavá-la. Na vulva (parte externa) não é necessário higienização excessiva ou uso de lenços umedecidos e perfumes, eles causam ainda mais desequilíbrios e possuem, em sua maioria, disruptores endócrinos.

Vale a pena investir em um condutor urinário pra fazer xixi em banheiros públicos com mais conforto.

Preze pela alimentação e hidratação adequada. O excesso de álcool e a má ingestão de água contribuem para o desenvolvimento de inflamações do trato urinário.

Dica extra: tenha sempre preservativos com você. O contágio de ISTs aumenta durante o verão, pois com as festividades aumentam o contato sexual.

A ginecologia natural não substitui o tratamento médico, ela vem como aliada dando principalmente ferramentas de autoconhecimento e educação em saúde. É importante lembrar que todo remédio natural é ainda um remédio e que plantas tem suas contra indicações e possíveis toxicidades, por isso é fundamental contar sempre com a ajuda de uma profissional especializada. Confira abaixo duas receitas da ginecologia natural para aliviar os sintomas de dois desconfortos comuns durante o verão:

Banho de assento para candidíase com ervas antifúngicas e anti-inflamatórias

  • Em 1 litro de água faça a infusão de:
  • 2 colheres de sopa de orégano ou tomilho
  • 2 colheres de sopa de camomila
  • 2 colheres de sopa lavanda (lavandula angustifólia)

Com a temperatura de morno a frio, permaneça sentada de forma que cubra a vulva por 20 minutos.


Suco para cistite e uretrite

  • 500ml de água filtrada
  • 2 fatias de abacaxi
  • 2 colheres cheias de mirtilio
  • 1 colher cheia de cranberry
  • 1 punhado de salsa

Essas receitas contribuirão para uma recuperação mais rápida e melhora dos desconfortos, mas tratamentos sempre serão integrativos e individualizados. Com responsabilidade, autoconhecimento e mudanças de hábitos é possível curtir o verão com autonomia e saúde.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!