Disney e PretaLab lançam bolsas de estudo para jovens negras e indígenas
Pexels
Disney e PretaLab lançam bolsas de estudo para jovens negras e indígenas

A PretaLab, plataforma que conecta mulheres negras interessadas no mercado de tecnologia, anuncia o ciclo de formação "O Poder do Futuro", com o apoio da The Walt Disney Company Brasil. Trata-se de um programa de bolsas de estudo voltado para jovens negras e indígenas com o objetivo de proporcionar que mulheres vejam as áreas de tecnologia e inovação como um caminho possível para suas carreiras acadêmica e profissional, reduzindo assim a diferença de gênero e de raça no setor.

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

"Realizar uma ação dessas em conjunto com a Disney é muito potente, é falar sobre escrever futuros para jovens mulheres negras e indígenas que talvez desconheçam ou não vejam a tecnologia como uma possibilidade para sua carreira", comenta Silvana Bahia, co-diretora executiva do Olabi, organização social criadora da PretaLab.

"Estamos falando de 100 possíveis novas tecnologistas que passarão por uma formação, de oito semanas, com conteúdos introdutórios à área de TI, ministrados por profissionais negras atuantes e reconhecidas no mercado e que segue a metodologia da PretaLab — com base nos seus três pilares: conhecimento técnico, com linguagem de programação e informações sobre o mercado e carreiras na tecnologia; autoconhecimento, que aborda a identificação da mulher negra enquanto indivíduo e profissional; e autogestão, para desenvolver autonomia e soft skills. Nosso objetivo é desenvolver a técnica, mas também as habilidades que nem sempre são ensinadas em cursos tradicionais e que auxiliam na autonomia de aprender novos conteúdos e também a solucionar problemas inesperados", completa.

O "Poder do Futuro" é inspirado no filme "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre", da Marvel Studios, que chegou aos cinemas em 10 de novembro. No filme, a rainha Ramonda (Angela Bassett), Shuri (Letitia Wright), M’Baku (Winston Duke), Okoye (Danai Gurira) e as Dora Milaje (entre elas, Florence Kasumba) lutam para proteger sua nação das potências mundiais que intervêm em Wakanda após a morte do Rei T’Challa (Chadwick Boseman). As heroínas ressaltam, entre outras coisas, as mudanças positivas que podem ser feitas no mundo após compartilhar o conhecimento e recursos de Wakanda com aqueles que mais precisam.

"Na Disney, entendemos que promover a educação e a igualdade de oportunidades em tecnologia, especialmente em comunidades ou grupos com maior risco de exclusão, é fundamental na construção de um mundo mais inclusivo", diz Belén Urbaneja, Gestora de Marca e Diversidade e Inclusão para The Walt Disney Company Latin America. "Neste sentido, assumimos o compromisso em trazer experiências que promovam a inclusão da mulher no ecossistema digital em nossa região, a fim de reduzir a diferença de gênero que é vivenciado nas formações de steam ", acrescenta Urbaneja. 

O "Poder do Futuro" oferecido pela PretaLab é um programa gratuito, com vagas limitadas. Podem participar pessoas que se identifiquem como mulheres negras, com mais de 16 anos, ensino médio completo ou em curso e interesse por tecnologia. O processo seletivo contará com três etapas: análise de formulário de inscrição, oficina de formação e envio de termo de interesse de participar do ciclo. 

"As candidatas não precisam ter nenhuma experiência prévia. Será oferecido um treinamento para aquelas que passarem pela primeira etapa do processo de seleção. Todas as etapas de seleção, assim como a formação serão realizadas no formato online, porém com aulas ao vivo e assíncronas. Aquelas que finalizarem a formação receberão um certificado de conclusão de curso que, certamente, será um diferencial competitivo no currículo de cada uma delas", finaliza Silvana Bahia. 

Haverá ainda uma turma presencial no segundo semestre de 2023 em uma capital do Nordeste, ainda não definida. As inscrições para as turmas online podem ser feitas de 10 de novembro a 11 de dezembro de 2022. A divulgação das selecionadas acontecerá nas redes sociais da PretaLab, em 27 de janeiro de 2023. Para mais informações acesse o  site  ou encaminhe um e-mail para pretalab@olabi.org.br.

Sobre Pantera Negra: Wakanda Para Sempre

Em Wakanda, a rainha Ramonda (Angela Bassett), Shuri (Letitia Wright), M’Baku (Winston Duke), Okoye (Danai Gurira) e as Dora Milaje (entre elas, Florence Kasumba) lutam para proteger sua nação das potências mundiais que intervêm após a morte do Rei T’Challa. Enquanto o povo de Wakanda se esforça para embarcar em um novo capítulo, os heróis devem se unir com a ajuda da Cão de Guerra Nakia (Lupita Nyong’o) e Everett Ross (Martin Freeman) para forjar um novo caminho para o reino de Wakanda.

O filme que ainda conta com Tenoch Huerta como Namor, rei de uma nação submarina oculta, também é estrelado por Dominique Thorne, Michaela Coel, Mabel Cadena e Alex Livanalli. Pantera Negra: Wakanda Para Sempre é dirigido por Ryan Coogler e produzido por Kevin Feige e Nate Moore, e estreou em todos os cinemas em 10 de novembro de 2022.

Sobre a PretaLab

A Pretalab é um projeto social criado pela Olabi, organização sem fins lucrativos dedicada a diversificar a cena de inovação e tecnologia. Em cinco anos de atuação, já potencializou mais de 3000 mulheres em oficinas, cursos, ciclos formativos e eventos gratuitos. Em sua plataforma , mantém uma rede com mais de 700 mulheres negras tecnologistas e desenvolve ações para diversificar o mercado de tecnologia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!