Neste 19 de novembro é celebrado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino
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Neste 19 de novembro é celebrado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino

Segundo o relatório do Global Gender Gap Report, do Fórum Econômico Mundial (FEM), houve um aumento de 41% no número de mulheres que iniciaram seu próprio negócio em 2022. Com isso, o Brasil passou a ter cerca de 30 milhões de empresárias e a expectativa para os próximos anos é de um crescimento ainda maior do empreendedorismo feminino no país e no mundo.

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As mulheres também têm buscado mais igualdade, independência financeira e aumento da renda familiar. Para a especialista em empreendedorismo e consultora de negócios Alice Salvo Sosnowski, existe um contexto cultural que torna a atividade empreendedora, no mínimo, mais desafiadora para as mulheres.

"Além de enfrentar os riscos inerentes de administrar um negócio, as oportunidades são colocadas de forma desproporcional para as mulheres de negócios. Menos de 10% das empresas lideradas por mulheres recebem investimentos externos. Elas também têm mais dificuldade para acessar crédito e, quando conseguem, pagam juros até 3,5% mais altos do que os homens. Pesquisa da Distrito mostra que apenas 4,7% das startups são fundadas exclusivamente por mulheres. Ou seja, temos um longo caminho a percorrer para a equidade de gênero no empreendedorismo e no mundo do trabalho em geral", diz.

Apesar das taxas de empreendedorismo feminino terem crescido, isso não significa necessariamente um dado positivo. Segundo pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), apesar de estudarem por mais tempo (16% a mais de escolaridade), as mulheres empreendem mais por necessidade do que os homens (44% frente a 32% do gênero masculino), ganham 22% menos e são maioria nos setores de alimentos, vestuário e beleza, deixando de fora áreas mais inovadoras, como tecnologia da informação, por exemplo.

Para lidar com isso, existem soluções coletivas, como políticas públicas, divulgação na mídia e apoio de instituições e organizações da sociedade. Mas também existe um fator individual, que é a mulher acreditar mais nela mesma e desenvolver cada vez mais suas competências empreendedoras.

Por isso, o principal conselho de Alice é investir em autoconhecimento, conhecer seus pontos fortes e fracos, exercitar suas soft skills  como inteligência emocional, empatia e negociação. "Também não deixe de praticar o autocuidado: reserve um tempo para você e sua família, relaxe, cuide da saúde física, mental e emocional. E pode ter certeza: quanto melhor está a empreendedora, melhor estará o negócio", complementa.

Pensando nisso e aproveitando que dia 19 de novembro é o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, a especialista selecionou algumas dicas valiosas para quem quer abrir e manter uma empresa.

  1. Encontre uma oportunidade de mercado: observe as lojas, o e-commerce, os novos produtos. O que você acha que as pessoas buscam e não encontram? Faça uma pesquisa sobre o mercado e o que falta na sua região.
  2. Veja se a ideia pode se tornar um negócio: com algumas possibilidades em mente se pergunte se sua ideia resolve um problema real ou se traz um benefício para alguém. Essas questões são essenciais para saber se uma ideia pode virar um negócio rentável
  3. Pense no seu perfil de empreendedora: por mais que você encontre a melhor oportunidade de negócio, ela tem que estar associada às suas paixões pessoais, motivações intelectuais e capacidade de realização.
  4. Aposte em um diferencial: sempre pense nos benefícios que sua solução pode trazer para o consumidor. Questione por que as pessoas iriam ficar interessadas em comprar o seu produto e serviço e não o de outra empresa.
  5. Se prepare financeiramente antes de empreender: um negócio demora para dar retorno. Muito mais do que somos capazes de prever. Por isso, tenha um colchão financeiro para não atrapalhar o fluxo de caixa da nova empresa.
  6. Saiba apresentar e vender seu negócio: se prepare para entregar informações e gerar conexão com os seus clientes. Publique notícias, vídeos, ebooks, posts, artigos para criar um relacionamento com seu público-alvo.

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