Brasileiras recebem prêmio da ONU nesta terça-feira (8)

Elas foram premiadas na categoria "Rise and Raise Others", que tem como objetivo valorizar mulheres que se destacam por iniciativas em apoio a outras mulheres

Brasileiras vencedoras do prêmio 'Rise and Raise Others' recebem troféu nesta terça-feira (8)
Foto: FreePik
Brasileiras vencedoras do prêmio 'Rise and Raise Others' recebem troféu nesta terça-feira (8)

As quatro brasileiras vencedoras do prêmio  "Rise and Raise Others" (Uma Sobe e Puxa Outras, em tradução livre), da ONU Mulheres, recebem o troféu nesta terça-feira (8), às 17h, em São Paulo (SP).

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

As ganhadoras foram reveladas em cerimônia online transmitida no dia 26 de outubro, na Califórnia, EUA. Ao todo, 11 mulheres de diferentes países foram premiadas dentre 32 indicadas, em oito categorias.

A premiação tem por objetivo valorizar mulheres que se destacam por iniciativas em apoio a outras mulheres. O Brasil foi representado por Carmela Borst, Carolina Videira, Marienne Coutinho e Regina P. Markus, que venceram, respectivamente, nas categorias Educação de qualidade, Redução de desigualdades, Igualdade de gênero e Saúde e bem-estar.

A escolha das premiadas teve como premissa os 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pelas Nações Unidas.

Além do Brasil, mulheres de países como Alemanha, Bahrein, Estados Unidos, Hong Kong, Índia, Indonésia, Islândia, Myanmar, Nepal, Nigéria, Polônia e Reino Unido também concorreram ao prêmio.

"Este prêmio é sobre quatro mulheres brasileiras que trabalham a inclusão e diversidade para milhares de invisíveis que precisam apenas de uma oportunidade", declara Carmela Borst, da edtech SoulCode Academy, que combate o desemprego por meio da educação e da tecnologia, transformando desempregados em profissionais digitais.

Já para Carolina Videira, fundadora da ONG Turma do Jiló, que promove a inclusão de pessoas com deficiência em escolas públicas, o prêmio não é sobre ela. "É sobre uma causa que merece toda visibilidade do mundo! É de todas as mulheres que têm e ou que cuidam de alguém com deficiência!! É sobre não deixar ninguém para trás!".

Marianne Coutinho, por sua vez, destaca a importância do troféu. "Esse prêmio é importante para reforçar a importância de termos mais mulheres e diversidade na alta liderança das empresas". A advogada é sócia da KPMG, que busca fomentar a diversidade racial e de gênero em conselhos de administração das maiores empresas brasileiras. 

"O prêmio foi para quatro mulheres que incluem, apoiam e abrem fronteiras. Esta é uma distinção aos esforços de muitos. Para mim, prêmios apontam caminhos e este em especial mostra que ações muito diferentes devem ser incentivadas para podermos ampliar o leque do sucesso. Este é um prêmio que incentiva a HUMANODIVERSIDADE", declara a professora Regina P. Markus, do Instituto de Biociências da USP, que abre caminhos e incentiva a presença das mulheres na ciência.

A cerimônia de entrega dos prêmios realizada hoje terá a apresentação da jornalista Christiane Pelajo,  que recentemente anunciou sua saída da Globo após 26 anos na emissora.