Mia Mamede é formada em jornalismo audivisual e sócio-economia pela Universidade de Nova York
Reprodução/Instagram
Mia Mamede é formada em jornalismo audivisual e sócio-economia pela Universidade de Nova York

Mia Mamede, de 27 anos, é a ganhadora do Miss Brasil e será a representante brasileira no Miss Universo 2023. Nascida no Estado do Espírito Santo, ela também morou durante alguns anos no exterior, o que acabou criando nela um desejo por trabalhar no audiovisual, com o foco em diversidade cultural.  

Formada em duas faculdades e versada em 5 línguas diferentes, Mia  Mamede viu nos concursos de Miss um meio de ter a sua voz, como mulher, ouvida. Em conversa com o iG Delas, ela falou sobre o que a motivou a concorrer ao Miss Universo e os seus objetivos. 

Entre no canal do i G Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Ela conta que deseja quebrar preconceitos e abrir caminhos para outras mulheres, sendo um deles, mostrar que as mulheres são plurais e que não precisam se prender a estereótipos. 

“Eu quero ajudar a abrir esses arbustos e a desconstruir muitos dos preconceitos da nossa sociedade… acredito que a mulher está, cada vez mais, provando que ela consegue ser linda e inteligente ou uma mãe fantástica e uma profissional excelente”, afirma a Miss Brasil.


IG Delas: O que a motiva a concorrer ao Miss Universo?

Mia Mamede: Para responder essa pergunta, eu preciso contextualizar um pouquinho sobre mim. A razão pela qual eu resolvi ser Miss Espírito Santo, Miss Brasil e Miss Universo, é a mesma pela qual eu voltei a morar no Brasil, dois anos atrás. 

Depois de seis anos no exterior, eu voltei porque eu queria muito abrir uma produtora, porque eu sempre amei trabalhar com audiovisual, mas eu não queria depender tanto de outras pessoas. Com o passar do tempo, eu via que ser artista ou estar em uma produção é ficar muito nas mãos dos outros, e eu sempre gostei de controlar e ter essa autonomia sobre o meu destino. 

Contudo, eu fiquei pensando, 'por que mais uma produtora de conteúdo audiovisual?' E nesta busca pelo meu porquê, eu tinha um forte sentimento dentro de mim. No meu tempo no exterior, vivi preconceitos e escutei muitos estereótipos, não só sobre mim, mas também sobre as pessoas a minha volta. Por isso, resolvi que o meu objetivo de vida seria me tornar uma ponte cultural e a minha produtora é focada nisso. 

Até que eu apresentei o Miss Universo Espírito Santo e quanto mais eu me envolvia neste projeto, na preparação da Duda, que foi a Miss Espírito Santo antes de mim, eu via como o Miss Universo era uma plataforma linda, para dar voz às mulheres que sabiam o que tinham para falar.

Depois disso, eu mergulhei por completo nesses concursos, porque eu enxerguei eles como uma oportunidade de fazer o que eu faço na produtora, de ser essa ponte cultural, de desconstruir preconceitos, paradigmas e estereótipos e conectar as pessoas e deixar a minha pequena gota nesse oceano de nossa busca pela redução das desigualdades.

E vamos ser super sinceras, existe trabalho melhor? Uma responsabilidade mais linda do que essa? De representar a mulher brasileira e ser um exemplo para as próximas gerações. Eu me sinto extremamente grata por essa oportunidade. 

IG Delas: Como tem sido a sua preparação para o concurso? E como você pretende representar o Brasil? 

Mia Mamede: A minha preparação está muito completa, eu acho que as pessoas não têm ideia de como é uma oportunidade de crescimento pessoal, treinar para ser Miss. Eu falo para todo mundo, ‘independentemente se a minha filha quiser ou não ser Miss, ela vai treinar para ser uma’, porque é algo muito completo. 

A gente tem a preparação de corpo para passarela, dança, muito treino de musculação e acompanhamento com a nutricionista. Eu sinto que a minha mente e o meu corpo estão na melhor versão que eu já tive, tudo com muita saúde e foram coisas que eu vou levar para o resto da minha vida. 

Eu nunca trabalhei tanto meu psicológico, os meus planos de vida, o meu autoconhecimento, eu nunca fui tão focada em alimentar a minha fé. Ter esse cuidado esta desenvolvendo uma resiliência a críticas, mas também uma disciplina com as minhas responsabilidades e eu estou aprendendo muito sobre mim. 

Também tem toda uma preparação para a comunicação, que é melhorar a oratória, ter acesso a uma fonoaudióloga, praticar os idiomas que eu já sei e mergulhar nos principais debates internacionais. Porque muitas vezes a gente escuta o que está acontecendo, mas não para pensar ‘como é que eu me sinto sobre isso’ ou ‘o que eu faria sobre nessa situação’. 

E, é claro, também estou trabalhando nas redes sociais, me conectando com os meus fãs e essa troca é maravilhosa. Por último, a gente também está trabalhando no quesito da beleza. Ter autoconhecimento, interior e exterior é fundamental, você conhecer o seu tipo de cabelo, a estrutura do seu rosto, o formato do seu corpo, ajuda a escolher o vestido e a maquiagem ideal e isso está sendo muito gostoso, poder se olhar no espelho e se sentir linda. Faz bem para a nossa autoestima. 

IG Delas: Como você pretende representar o Brasil? 

Mia Mamede: Eu quero representar um Brasil, especialmente na área que eu mais admiro, que a nossa diversidade. A nossa diversidade cultural, de norte ao sul, de leste ao oeste, temos povos descendentes do mundo inteiro, que migraram para cá e juntos construíram o que hoje é a cultura do nosso país, que é riquíssima. 

Também quero mostrar as riquezas naturais inigualáveis, mas em todas as histórias que eu vou contar, eu quero sempre mostrar um Brasil forte, um Brasil em que eu reconheço a potência mundial que nós somos e precisamos ser mais reconhecidos por isso. Digo isso por ter vivido muitos anos fora, muitas vezes, o que é mostrado do Brasil são apenas as nossas fraquezas, como todo país tem. Eu quero levar uma mensagem forte, não de coitadinho, mas de potência mundial. 

IG Delas: Você é uma mulher muito bem instruída, fala cinco línguas, formada em duas faculdades, é empresária, além de outras ocupações. Entretanto, ainda nos dias de hoje, exitem pessoas que tratam de forma pejorativa mulheres que participam de concursos como o Miss Universo e tudo que está relacionado ao “feminino”. Como você encara esses pensamentos preconceituosos?

Mulher branca, de cabelos castanhos, usando um vestido preto e uma coroa
Reprodução/Instagram

Mia Mamede é empresária da Mia Content House, uma produtora audivisual

Mia Mamede: Primeiramente muito obrigada pelos elogios. Eu encaro como um desafio desconstruir esses preconceitos, eu me lembro muito bem, em uma entrevista, que logo no início o entrevistador era um homem, ele virou e disse ‘estamos aqui com a linda Miss Brasil… ’ e eu reparei que ele só falou linda e eu dei a entrevista, mas na segunda vez que ele me apresentou ele falou, ‘estamos aqui com a linda e inteligente Miss Brasil’ e eu pensei, ‘opa, já gostei’ e continuei falando, dando as minhas opiniões, falando sobre o reinado e o que poderia ser feito. No final da entrevista, quando ele foi me apresentar pela última vez e me agradecer, ele disse, ‘estamos aqui com a Miss Brasil inteligentíssima e, além disso, é linda’. 

Essa reversão, em que ele primeiro adicionou a palavra inteligente para descrever a Miss Brasil, no caso eu naquele momento e depois ele ainda reverteu a ordem, inteligente e linda, colocando a inteligência em primeiro lugar, foi para mim um dos momentos mais prazerosos do meu reinado e foi logo no início, no primeiro mês. 

Obviamente eu não gosto dos comentários preconceituosos, que às vezes eu recebo, com um viés muito direcionado, apenas na beleza exterior, mas eu levo com leveza, como um desafio e sei que isso faz parte da minha missão. Eu quero mostrar cada vez mais, não só para os homens, mas também  para as mulheres, que a beleza pode vir com o pacote completo. E ela é ainda mais bonita no pacote completo.  

Acompanhe também perfil geral do  Portal iG no Telegram!

O caminho que eu estou abrindo, ajudando a desconstruir esses preconceitos, eu sei que são caminhos que eu vou deixar aberto para as próximas Misses e para outras mulheres, que gostam de se sentir lindas e confiantes, mas não querem perder a sua credibilidade por isso. 

Eu compartilho com você, algo que eu sempre falava para os meus amigos íntimos e para a família, que um sonho meu, como mulher, seria ser uma mulher aventureira, destemida, que se arranharia nos arbustos, para abrir o caminho para outras mulheres passarem. 

Eu sinto que estou tendo a oportunidade de fazer exatamente  isso, de passar e me arranhar nos arbustos com esses preconceitos, para poder abrir caminho para outras mulheres que vão vir depois de mim. 

IG Delas: Como falado antes, você é uma pessoa de  muitos ofícios e projetos, como você consegue conciliar todos eles? 

Mia Mamede: Vou dizer que não é fácil,  mas um bom planejamento ajuda e isso é o que eu aprendi com meu pai. Desde novinha ele ensinou, a mim e ao meu irmão, a  fazer planejamento de vida, desde o início do ano, ele sempre dizia, ‘sonho fica ali na cabeça, objetivo é quando você pega esse sonho e coloca no papel’. 

No entanto, também acho que é muito importante ter boas pessoas do seu lado, porque sair do trilho todos nós às vezes saímos, mas são esses familiares e amigos honestos e verdadeiros, que acreditam em você.

E o mais importante de tudo, essas pessoas têm que ter a liberdade de falar não, de te criticar, de te alertar quando você se sai dos trilhos, para poder te ajudar a lembrar dos seus objetivos. Hoje eu tenho a minha mentora, a Janaína, e a minha parceira de vida, que a Martina, diretora do Miss Brasil.  

IG Delas: Em uma de suas entrevistas, você comentou que quer ser o exemplo para as suas afilhadas. Que tipo de mulher você quer mostrar para elas e todas as outras mulheres que estarão te assistindo? 

Mia Mamede: Quando eu digo afilhadas, eu não só quero dizer literalmente para as minhas afilhadas, mas realmente eu gostaria de ser um bom exemplo como mulher para outras jovens meninas. 

Eu acho que eu respondi um pouco disso quando eu falei de ser essa mulher destemida, que abre caminhos, para outras mulheres passarem. Acredito que esse é um dos trabalhos mais lindos que alguém pode ter, é uma grande honra ter essa responsabilidade, de ser um exemplo. 

Apesar de parecer um peso muito grande, eu o carrego com leveza, porque eu penso que esse é o maior presente que o mundo poderia me dar. Eu quero ajudar a abrir esses arbustos e a desconstruir muitos dos preconceitos da nossa sociedade. 

Como o da mulher ter que escolher entre ser bonita ou inteligente, ou da mulher não poder ser uma boa mãe e uma grande profissional. Não, eu acredito que a mulher está, cada vez mais, provando que ela consegue ser linda e inteligente ou uma mãe fantástica e uma profissional excelente. 

A mulher pode abraçar e vestir todos esses chapéus,  a gente não cabe mais dentro dessas caixinhas e se eu puder contribuir, nessa nova construção do papel da mulher na sociedade, ficarei muito feliz. 

Eu sinto que consigo mostrar que a beleza vai além da aparência física, a beleza também é intelectual, espiritual e emocional. Quero mostrar que a gente conquista as coroas da vida, metaforicamente falando, quando a gente se desenvolve por completo e busca cada vez mais a nossa melhor versão. 

Nessa competição toda do Miss Universo, eu repeti para todos que eu não estou olhando para as outras candidatas, porque a competição é individual, é você consigo mesma, buscando a sua melhor versão. 

Eu nunca vou ser a melhor versão da Miss Colômbia, como ela nunca vai ser a melhor versão da Miss Brasil. Este é o exemplo que eu gostaria de servir,  não só para as minhas afilhadas, mas também para todas as jovens meninas. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!