Aniversário de 81 anos de Lélia Gonzalez
Lélia Gonzalez by Cezar Loureiro.
Aniversário de 81 anos de Lélia Gonzalez

Lélia Gonzalez, ativista e escritora pioneira do feminismo negro, completaria hoje, dia 01 de fevereiro 81 anos. A escritora e ativista tinha seu trabalho reconhecido internacionalmente por intelectuais como Angela Davis. Sua obra mais conhecida, "Por um feminismo afro latino ameroicano" reúne artigos de temas variados colocando a mulher negra no centro das reflexões.

Suas produções intelectuais abodavam as opressões de classe, raça e gênero em conjunto. Sendo até hoje uma das mais importantes pensadores sobre raça e  gênero do Brasil, a ativista ajudou a fundar o Movimento Negro Unificado (MNU), em 1978, durante a ditadura militar. Também participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), atuou no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, entre 1985 e 1989 e fez parte da Assembleia Constituinte, levando as pautas da população negra e do feminismo negro para a Constituição brasileira de 1988. 

Lélia Gonzalez, também se preocupava com o resgate da ancestralidade africana na cultura latinoamericana  e com movimentos de descolonização. Em suas obras ela aplicava os conhecimentos africanos à realidade brasileira, ajudando a enxergar as violências que a população negra brasileira sofre.  Ela morreu em 10 de julho de 1994, aos 59 anos, devido a um infarto, em sua casa no Rio de Janeiro. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários