Livro conta a história das mulheres pretas no cinema brasileiro

“Empoderadas Narrativas Incontidas do Audiovisual Brasileiro”, de Renata Martins, será lançado amanhã no CCSP com entrada gratuita

Livro empoderadas narrativas incontidas sobre cinema brasileiro
Foto: imagem de divulgação
Livro empoderadas narrativas incontidas sobre cinema brasileiro









A trajetória das mulheres negras no cinema brasileiro agora está compilada em livro. “Empoderadas Narrativas Incontidas do Audiovisual Brasileiro”, de Renata Martins conta a história do cinema nacional a partir da visão das mulheres pretas e indígenas.  O lançamento está marcado para amanhã, 15 de dezembro, quarta-feira, no Centro Cultural de São Paulo e terá entrada gratuita.

O livro organizado por Renata Martins tem a participação de 35 autoras que contribuíram com entrevistas, artigos, ensaios e relatos pessoais da vivência de mulheres pretas e indígenas no audiovisual brasileio, reunindo nomes como Juliana Vicente, Alice Marcone, Issis Valenzuela, Safira Moreira e entre outras.


"Este livro é um sonho escrito que traduz um pouco sobre a impotância de olharmos para nossas realizadoras e narrativas.Um sonho escrito por trinta-cinco autoras entre mulheres nefras e indigenas (cis e trans). A partir dessas narrativas podemos re-conhecer e se instrumentalizar para pensar quais são as mentes e mãos que estão moldando o audiovisual nacional em diáspora.” explica Renata Martins em entrevista ao site Mundo Negro.

Além dos textos, a obra literária também possui o projeto gráfico feito por Nina Vieira e artes em estilo de colagens de Daisy Serena. A entrada para o lançamento será gratuita, precisando apenas apresentar a carteira de vacinação da Covid 19. O livro será vendido ao preço promocional de R$ 50. Ele também pode ser adquirido no site da editora.