Turbine sua máscara caseira facial com flores; veja receitas
shutterstock
Turbine sua máscara caseira facial com flores; veja receitas











Se você é uma dessas pessoas que ama skin care, provalmente deve estar sempre ligada quando aparece alguma receitinha de máscara facial caseira . O que poucas pessoas sabem é que além de poder cuidar da pele facial com ingredientes que temos na cozinha de casa, também dá pra incluir os ativos das flores para turbinar os cuidados com a pele.

Várias espécies de plantas têm propriedades medicinais e cada flor possui uma variedade de substancias ativas com propriedades únicas entre si. É o que os especialistas chamam de princípio ativo. Como uma flor pode conter vários ativos, elas possuem várias propriedades medicinais e estéticas. Confira a seguir algumas receitas de como usar flores no seu skin care preparadas pelo farmacêutico e homeopata, Jamar Tejada.


Calêndula

Função: minimizar rugas

Receita: Óleo de calêndula

Após lavar em água corrente, macerar 20 g das flores de calêndula em 250 ml de óleo de oliva extra virgem durante 20 dias, no escuro e em recipiente de vidro escuro (âmbar). Filtrar com pano e espremer. Aplique o óleo para atenuar as rugas à noite, lave bem pela manhã.

Lavanda

Função: antisséptica e cicatrizante

Receita: Tintura de lavanda

Após lavar em agua corrente 10g de flores de alfazema, as disperse em 2 litros de álcool neutro ou de cereais, deixar em repouso por pelo menos uma semana. Molhe um algodão com a tintura e use como antisséptico e cicatrizante.

Alfazema

Leia Também

Função: aliviar o aspecto cansado

Receita: Essência de alfazema

Coloque um punhado de flores frescas de alfazema em 750ml de azeite e deixe macerando por 20 dias em local longe de luz e umidade. Filtrar em tecido de linho. Para aliviar cansaço, pingar algumas gotas desse óleo sobre um torrão de açúcar, dissolvendo-o lentamente na boca e pingar algumas gotas sobre as têmporas e os pulsos.



Camomila

Função: clareadora

Receita: hidratante de camomila

Lave 1 xíc. (chá) de flores de camomila em agua corrente. Bata no liquidificador 1 xíc. (chá) de flores de camomila e ½ pote de iogurte natural, deixe em repouso por uma hora. Aplique no rosto limpo e deixe agir por 40 minutos. Tire com algodão embebido em água.

Rosa branca

Função: Esfoliante

Separe as pétalas de 3 rosas brancas em um recipiente.

Adicione 6 colheres (sopa) de farelo de aveia, 1 col. (sopa) de mel e 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem. Misture bem. Aplique a mistura durante o banho, massageando com suavidade, use uma vez por semana.

Rosas e camomila

Função: hidratante

Receita: Leite de rosas

Lave as pétalas de rosas (8 botões de rosas brancas) e as flores de camomila (4 colheres de sopa) em água corrente. Coloque tudo em um recipiente de vidro. Adicione o leite (2 xícaras) no fogo, até começar a levantar fervura e despeje sobre as pétalas de rosa. Tampone o recipiente e deixe em repouso por 3 horas. Depois coe o leite de rosas e camomila em um pano de prato e descarte as pétalas. Conservar em geladeira até a hora de usar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!