Fernanda Montenegro
Reprodução/Instagram
Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro , 91 anos, tem vaga garantida na Academia Brasileira de Letras. Isso porque  a atriz é a única candidata pela cadeira 17. O escritor e membro da ABL Zuenir Ventura afirmou à Folha que "só não vai se não quiser". Nomes como Roquette Pinto, Álvaro Lins e Antônio Houaiss já ocuparam o assento dos imortais - como são chamados os membros da Academia. Além desta, outras cadeiras estão vagas (2, 12 e 20) e, entre os concorrentes,  Gilberto Gil é um dos destaques.

O estatuto da Academia Brasileira de Letras estabelece que para alguém se candidatar é preciso ser brasileiro nato e ter publicado, em qualquer gênero da literatura, obras de reconhecido mérito ou, fora desses gêneros, livros de valor literário. Seguindo o modelo da Academia Francesa, a ABL é constituída por 40 membros efetivos e perpétuos - sendo chamados de imortais. Além deste quadro, existem 20 membros correspondentes estrangeiros.

Quando um Acadêmico falece, a cadeira é declarada vaga na Sessão de Saudade, e a partir de então os interessados têm dois meses para se candidatarem, através de carta enviada ao Presidente. A eleição feita por "escrutínio secreto" (um exame minucioso) transcorre sessenta dias após a declaração da vaga.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!