Maria Helena, de 66 anos, cuidadora de idosos, foi uma das modelos do projeto
Tainá Medeiros
Maria Helena, de 66 anos, cuidadora de idosos, foi uma das modelos do projeto











Qualquer mulher pode ser sexy, independente da idade. Esse é o pensamento da fotógrafa paulista Tainá Medeiros, 36 anos, que idealizou o projeto “50+: porque você pode” e que já fotografou mais de 60 cinquentonas de diversas profissões, histórias e classes sociais. Com o intuito de resgatar a autoestima e a sensualidade de mulheres acima dessa idade, ela realiza ensaios sensuais gratuitos. 




“Eu quero comprovar que é possível, sim, ser linda, sexy e sensual depois dos 50 anos. Toda mulher tem algo único, que conta a sua história. Meu papel é registrar essas mulheres incríveis e suas histórias de força”, diz Tainá.

Você viu?

Formada em análise de sistemas, Tainá abandonou a carreira em 2016, fez um curso de fotografia e começou a registrar mulheres. A ideia do projeto surgiu quando ela convidava suas amigas de mais de 50 anos para serem fotografadas e elas recusavam. “Sempre ouvia delas: ‘Estou velha para isso’, `Não tenho mais idade'’', conta a fotógrafa.

Joana Darc, de 56 anos
Tainá Medeiros
Joana Darc, de 56 anos



Na primeira edição do projeto, em setembro de 2019, foram selecionadas cinco mulheres com perfis distintos para serem fotografadas no Edifício Copan, no centro de São Paulo. Tainá lembra que, no início, foi difícil convencer as mulheres sobre seu projeto. “Algumas achavam que eram golpe, outras que chegariam no estúdio e que não seriam fotografadas, pois não eram padrão”, conta.

Maria Helena, de 66 anos, cuidadora de idosos, conta que a experiência de participar foi positiva. “Foi maravilhoso me fez ver que a partir dos cinquenta a mulher pode tudo e muito mais, e que a vida é bela”, diz.

Maria de Jesus, de 66 anos
Tainá Medeiros
Maria de Jesus, de 66 anos


Atualmente, cem mulheres esperam na fila para os próximos ensaios, que ocorrem mensalmente e sem seleção. Diante do sucesso e da aceitação, a idealizadora do projeto planeja publicar um livro com fotos e histórias dessas mulheres, para ser lançado no Dia da Mulher do próximo ano. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!