Peça essencial do casamento dos sonhos de qualquer mulher, o buquê de noiva é muito mais do que um mero adereço. É um adorno que comporta tanto da estética da cerimônia como da personalidade da noiva e seus anseios para a união que se consagra.

Escolher o modelo certo pode não ser das tarefas mais fáceis. É comum cometer erros por falta de pesquisa, observa Isabelle Moreira, sócia da Sonho de Julieta , empresa especializada na confecção de buquê de noiva. Ela ressalva que, embora não haja um “manual de etiqueta”, é preciso observar pontos importantes para que você tenha seu buquê perfeito. Por isso a nova coleção foi pensada e desenvolvida para que qualquer noiva consiga chegar no resultado final com toda satisfação.

“Se você é uma noiva mais delicada e sua decoração segue o mesmo estilo, não opte por um buquê de noiva extravagante, tudo deve ‘conversar’ e seguir uma mesma linha de estilo e cor”, explica a empresária... adverte ainda, que usar as mesmas flores da decoração da igreja no buquê não é ideal. Vale combinar as cores, mas não uniformizar as flores.

Made in USA

Grande sensação atual, os buquês desconstruídos ou assimétricos ganharam popularidade nos Estados Unidos e começam a fazer a cabeça – e ocupar os braços - das noivas no Brasil. Isabelle, no entanto, não crê que a forte tendência vá eclipsar o sucesso histórico do buquê clássico. “Ele nunca deixará de existir, pois é muito bem visto por mulheres mais discretas”.

O modelo é o mais procurado do momento, de acordo com a cerimonialista, e é desejado inclusive por casais homoafetivos.  Mais versátil, o modelo admite diversas tipologias de flores e cores, mas a Marsala, sublinha Isabelle, é a mais concorrida da atualidade.

O que você deve saber para escolher seu buquê de noiva:

1. O buquê não faz parte da decoração, mas é de bom pensá-lo de forma que orne tanto com o vestido, como com o corpo da noiva.

2. Tamanho importa! A regra é bem simples: noivas baixas devem usar buquês pequenos. Enquanto as altas podem apostar nos maiores. Desta forma, o buquê não esconde o vestido, nem gera qualquer senso de desproporcionalidade

3. O buquê de noiva deve refletir a sua personalidade. Flores delicadas, menores e de cores mais pasteis, remetem a uma personalidade delicada, calma e discreta; enquanto que cores mais vibrantes, flores maiores ou rústicas sugerem uma personalidade mais dominante. Na dúvida, a cerimonialista ou contratada deve ser consultada.

4. De modo geral, a cor da pele da noiva não interfere na escolha da cor do buquê, porém os tons de flores brancas são as mais indicados no caso de você ainda não ter certeza da cor que você quer, porque combinam com qualquer cor de vestido, mas se já definiu buquê com tonalidades mais coloridas, também está ok!

Buquê de recordação?

Outra particularidade em alta nesse mercado são os buquês de noiva com flores permanentes. O entusiasmo se justifica, segundo a especialista ouvida pela reportagem, porque é possível escolher flores de qualquer estação e guardar o buquê depois da cerimônia. Como um complemento ao álbum fotográfico.

Isso porque as flores são artificiais e desenvolvidas justamente para esse propósito. O que não quer dizer que seja necessário dispensar o buquê de noiva tradicional que sempre é uma atração entre as convidadas no fim de festa. Tudo isso, quantidade, estilo e conteúdo, fica a critério da noiva.

Você viu?

Isabelle, no entanto, recomenda: “buquês maiores, mais volumosos ficam melhores em locais abertos e buquês menores em locais fechados”.

Modelos de Buquê de noiva:

Buquê redondo ou simétrico: é o mais tradicional, ele é bem organizado, com poucas folhagens e pode ser com flores mistas ou com um só tipo. E para facilitar o entendimento veremos agora como e onde você conseguirá escolher seu buquê de noiva .

Buquê de noiva redondo clássico
Sonho de Julieta
Buquê de noiva redondo clássico


Buquê desconstruído ou assimétrico: ele não obedece nenhuma ordem estética, são assimétricos, podem ser recheado de folhagens, flores de espécies variadas. É a opção mais comum para quem casa em áreas rurais, praias e demais campos abertos.

Buquê de noiva desconstruído colorido
Sonho de Julieta
Buquê de noiva desconstruído colorido


Buquê cascata: As flores caem imitando uma cascata, longa e espalhafatosa. O tamanho varia, mas geralmente esses modelos são bem grandes

Buquê cascata
Sonho de Julieta
Buquê cascata


Buquê braçadeira: tem flores com caule grande, nesse há mais folhagens além das flores. Por ser carregado no braço ele enseja um ar de mais informalidade

Buquê flor única: opção para as mais discretas e econômicas, esse modelo consiste em uma flor única de tamanho grande escolhida para harmonizar com um vestido leve

Buquê de arco: este talvez seja o modelo mais inusitado, pois ostenta formato de arco e pode ter flores apenas nas extremidades como também nele todo.

Buquê diferente: é aquele modelo feito sem flores e com outro tipo de material como tecidos, botões, origami, etc. É mais indicado para quem deseja guardar o buquê de recordação

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários