Women's Health

A pílula anticoncepcional é uma escolha popular entre as mulheres — cerca de 100 milhões de pessoas ao redor do mundo a usam. Não há como negar que ela revolucionou a saúde sexual feminina.

E você? Já sentiu variação no humor e se sentiu mais ansiosa ou até depressiva com o uso da pílula anticoncepcional?
shutterstock
E você? Já sentiu variação no humor e se sentiu mais ansiosa ou até depressiva com o uso da pílula anticoncepcional?

Leia também: 9 coisas que não combinam e até acabam com efeito da pílula

E embora os efeitos colaterais (bons e ruins) associados à pílula já sejam de conhecimento da ciência — risco reduzido de câncer de ovário, melhora na saúde da pele, maior chance de câncer de mama — ainda há poucas pesquisas sobre a relação do medicamento com a ansiedade. Por isso, se você sente que o anticoncepcional causa ansiedade , continue lendo.

Anticoncepcional causa ansiedade?

Hormônios podem ser responsáveis por deixar algumas mulheres mais ansiosas ou depressivas com o uso da pílula
Thinkstock Photos
Hormônios podem ser responsáveis por deixar algumas mulheres mais ansiosas ou depressivas com o uso da pílula

Um estudo publicado no Human Brain Mapping encontrou uma ligação entre a pílula e seu estado mental. Cientistas da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, estudaram 90 mulheres — sendo que 44 delas usavam o medicamento. Os pesquisadores compararam a espessura de diferentes áreas do cérebro entre os dois grupos.

Eles descobriram que duas regiões específicas — o córtex orbitofrontal lateral e o córtex cingulado posterior — pareciam ser mais finas naquelas que tomavam a pílula em comparação com as que não o faziam. E só para você saber: o córtex orbitofrontal lateral é o que nos ajuda a regular as emoções em resposta a estímulos externos; enquanto o córtex cingulado posterior nos ajuda a avaliar nosso estado mental.

Você viu?

Dado que os hormônios sexuais influenciam fortemente o cérebro e o sistema nervoso, faz sentido que a pílula possa ser a razão pela qual algumas mulheres experimentam sintomas de ansiedade e depressão enquanto tomam o anticoncepcional.

Mas calma. O estudo está longe de ser conclusivo, por isso não jogue fora sua cartela de comprimidos ainda.

Geetha Venkat, médica da Harley Street Fertility Clinic, concorda que pode haver um link indireto entre as duas coisas. “Os efeitos colaterais mais comuns da pílula incluem mudanças de humor. Em mulheres com tendências a ansiedade, depressão ou ataques de pânico, isso pode sim aumentar os sintomas e sua gravidade.”

Leia também: Pílula anticoncepcional: esqueci de tomar; e agora? Delas responde

A pílula pode afetar seu humor?

Algumas mulheres tem efeitos adversos à pílula anticoncepcional; veja dados
shutterstock
Algumas mulheres tem efeitos adversos à pílula anticoncepcional; veja dados

O portal Debrief fez a sua própria investigação sobre a ligação entre a pílula e a saúde mental. Eles questionaram 1.022 leitores com idades entre 18 e 30 anos. E encontraram:

  • 93% das mulheres já haviam tomado ou estavam tomando anticoncepcional via oral;
  • Dessas, 45% sentiram mais os sintomas de ansiedade e 45% os de depressão;
  • 46% disseram que o comprimido diminuiu a libido;
  • 58% acreditavam que a pílula tinha um impacto negativo na sua saúde mental — e apenas 4% acreditavam ter um efeito positivo.

Um estudo da Universidade de Copenhague aparentemente apoia a pesquisa. Eles descobriram que as mulheres que tomavam o anticoncepcional tinham maior probabilidade de receberem um antidepressivo do que aquelas que não utilizavam nenhuma contracepção hormonal.

Leia também: Verdade ou mentira: a pílula anticoncepcional também serve como tratamento?

Mas a gente sabe que mais estudos precisam ser feitos. E que essa com certeza é uma conversa que precisa de mais argumentos. Portanto, se você experimentou (ou tem um histórico familiar de) ansiedade ou depressão, fale com o seu ginecologista. Você não está sozinha e pode encontrar as novas formas de contracepção além da pílula anticoncepcional.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!