Traição: é possível perdoar como a mulher de Leonardo?
Reprodução: Alto Astral
Traição: é possível perdoar como a mulher de Leonardo?

Nos últimos dias, as traições sofridas pela jornalista e influenciadora Poliana Rocha, mulher do sertanejo Leonardo, vieram à tona depois que ela fez um post no Instagram em comemoração aos 25 anos de casamento com o cantor. Ela abriu uma caixinha de perguntas e, ao ser questionada sobre as supostas infidelidades sofridas ao longo desse tempo, não só as admitiu como ainda destacou que as perdoou e não se incomoda com julgamentos alheios.

De fato, só um casal conhece o que vive na intimidade, certo? Perdoar uma traição é algo que diz respeito apenas aos envolvidos. Mas nem sempre - e Poliana deve saber disso - é um processo sem altos e baixos. Uma traição, quando revelada ou descoberta, geralmente faz com que o casal reflita sobre várias questões envolvendo o relacionamento.


Por exemplo: em que momento, de fato, um dos dois optou por essa escolha? Quais os motivos reais por trás da infidelidade? É possível perdoar e superar e seguir em frente sem ressentimentos? Como ressignificar a relação depois de uma traição?

Da mesma maneira que ninguém sabe como um casal age na intimidade, às vezes é difícil conseguir apontar uma situação isolada como a responsável por levar um dos dois a trair. “O sexo pode ter passado para segundo plano, os papéis de pai e mãe desativaram o modo casal, a rotina do dia a dia tem impedindo uma comunicação mais efetiva. O par, de modo geral, não está bem. Distanciaram-se aos poucos, daí basta uma brecha de um dos lados para se permitir ter atração por alguém de fora”, explica Marina Vasconcellos, terapeuta familiar e de casal.

O fato é que, quando uma traição sai das sombras, é importante apostar no diálogo para decidirem, juntos, o que vão fazer. Se ainda existe um sentimento forte e genuíno da parte de ambos, em muitas circunstâncias passar uma borracha por cima da infidelidade é uma alternativa a se considerar. “Para quem foi traído, principalmente, virar a página é conseguir olhar para a frente e encarar a vida com um novo olhar. Os dois, no entanto, precisam entender as falhas de ambos e buscar maneiras para melhorar dali em diante”, explica Carla Cecarello, psicoterapeuta individual e de casal.

Já Marina lembra de um ponto importante: “Ao se perdoar uma infidelidade, há toda uma reconstrução da confiança. Ganhá-la é mais fácil do que tentar acreditar novamente”, diz. Carla reforça que ficar batendo na tecla - ou seja, jogando na cara do infiel o erro cometido - não vai contribuir para que o relacionamento progrida. “Quem traiu, precisa olhar para si e entender os motivos que fizeram com que olhasse uma outra pessoa com desejo, ou, ainda, tentar identificar o momento em que a parceria deixou de corresponder ao que buscava dentro do relacionamento”, complementa a terapeuta.

A traição pode beneficiar a relação?

Acredite: para alguns casais, sim. De acordo com Marina Vasconcellos, algumas infidelidades, principalmente de curta duração, podem servir como um "chacoalhão" para o par rever algumas coisas do relacionamento que não estavam sendo saudáveis.

A partir da hora em que o casal resolve continuar, supõe-se que o romance extraconjugal tenha chegado ao fim - ou que seja colocado um ponto final nele, certo? Ambos precisam estabelecer novos hábitos de diálogo, à base de uma comunicação direta, objetiva e franca, e procurar ajustar as diferenças ou os problemas que vieram à tona com a traição.

É normal, também, que nesse percurso quem foi traído queira esclarecer todas as curiosidades: quem era a outra pessoa, que tipo de relação tinham, quantas vezes ficaram juntos, o que fez, como foi o sexo, etc. Por pior que seja, as especialistas recomendam esclarecer tudo de uma vez para não ficar falando do assunto toda hora.

Dicas importantes

Leia Também

Para quem decidiu perdoar, Carla Cecarello separou 5 dicas que podem aliviar um pouco mais o momento - que, de acordo com a terapeuta, não costuma ser fácil e o sofrimento vai existir. Confira:

1) Aproveite esse momento para se questionar e decidir levar o melhor de si para essa relação.

2) Faça a pergunta: estou sendo coerente ou quero continuar a relação por medo de viver novas coisas?

3) Pensem juntos de que maneira conseguem trazer algo novo para a relação. Exemplos: viajar só os dois (sem os filhos), estabelecer um dia da semana para fazerem programas fora de casa, encontrarem novos prazeres e hobbies juntos.

4) Praticar a comunicação no dia a dia. Ou seja, sempre que um dos dois se incomodar com algo, falar na hora. Evitem acumular problemas, chateações e insatisfações.

5) Sejam honestos um com o outro. Se mesmo após o perdão um dos dois se sentir forçado a ficar com o outro ou a relação seguir tensa, a melhor coisa é os dois conversarem novamente e repensarem a decisão.

Por fim, vale dizer que “quando uma traição é perdoada, é necessário um belo trabalho de autoconhecimento para que a relação cresça e ambos se sintam satisfeitos”, finaliza Marina.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!