Alto Astral

Saiba como manter os lábios bonitos e saudáveis!
Reprodução: Alto Astral
Saiba como manter os lábios bonitos e saudáveis!

Na hora da maquiagem, sempre buscamos o batom perfeito para realçar os lábios. Mas será que essa preocupação não deveria ir além da estética? Afinal, essa área do rosto é extremamente delicada e precisa de cuidados específicos não só para manter a beleza, como também a saúde.

Por se tratar de uma região que, além de sensível, está diretamente exposta a fatores climáticos e contato com alimentos e saliva, é preciso redobrar o cuidado. "Pela alta sensibilidade e exposição solar, acaba sendo um local frequentemente acometido pelo câncer de pele", alerta a dermatologista Paola Pomerantzeff.


Para garantir lábios saudáveis, hidratados e bonitos, confira algumas práticas recomendadas pela especialista!

Hidratação e proteção

Diferente da pele do rosto que conta com uma alta concentração de glândulas sebáceas, os lábios não possuem essa hidratação natural e essa condição é agravada pelo clima e hábitos como morder a boca, podendo resultar em rachaduras, inflamações e descamação.

"A hidratação também deve ser de dentro para fora. Portanto, ideal é beber, no mínimo, dois litros de água por dia. Use hidratantes labiais específicos pela manhã, de preferência, com FPS 30 e reaplique-o durante o dia quantas vezes forem necessárias", orienta a médica.

Combatendo os sinais de envelhecimento

Você viu?

Com a perda do colágeno, os sinais passam a ficar mais evidentes. "Essa deficiência da substância leva a uma retificação do lábio. Quando associado às rugas periorais, conhecidas como código de barras, há uma perda total da definição do contorno labial", explica a cirurgiã plástica Beatriz Lassance.

Hoje, no entanto, já existem formas de evitar e prevenir as linhas de expressão, como é o caso dos dermocosméticos com ação anti-idade. Mas, para quem já sofre com as marcas, Paola conta que alguns procedimentos dermatológicos podem, felizmente, reverter o quadro.

Buscando cuidados profissionais

Além das recomendações básicas de hidratação e proteção e da prescrição de cremes e séruns, alguns médicos podem indicar métodos mais específicos para o paciente. Os procedimentos estéticos podem ser grandes aliados para autoestima, que, muitas vezes, acaba ficando abalada pela aparência. Entretanto, eles devem ser feitos enquanto desejo e vontade, não por pressão estética.

Além disso, vale entender que as técnicas podem suavizar, melhorar e até mesmo corrigir os sinais, mas cada caso é único. "É muito importante uma conversa franca entre médico e paciente antes do procedimento para entender as expectativas e explicar os limites das metodologias, evitando frustrações futuras", pondera a cirurgiã.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!