Durante a pandemia, muitas pessoas estão com a ansiedade à flor da pele . Consequentemente, elas acabam descontando todo o estresse e nervosismo nas na mãos, ou melhor, nas unhas, que acabam sendo roídas. No entanto, tirar um tempo para prestar atenção nas unhas também é uma forma de autocuidado e é imprescindível especialmente durante o inverno!
Na estação mais fria do ano, nossas unhas costumam ressecar e perder a umidade natural devido ao uso excessivo de água quente em certos momentos do dia, como a hora de lavar a louça, o banho e outras atividades que envolvem diretamente o uso de água. Além disso, o uso contínuo de álcool em gel também tem contribuido para o ressecamento das unhas nos últimos tempos, fazendo com que as mesmas fiquem mais fragéis e quebrem com maior facilidade.
Por isso, segundo Fernanda Nichelle, profissional que atua exclusivamente na área estética, quanto mais hidratação, melhor! "Apostar na aplicação de hidratantes à base de ureia à noite é uma boa pedida, visto que é o maior período que ficamos sem lavar as mãos. Após passar o creme, use luvas, pois assim, a oclusão aumentará o poder de hidratação", explica.
Desse modo, saiba que o ideal é procurar cremes hidratantes de linhas especiais para pés e mãos, pois eles contém ingredientes específicos para cada região.
Além de hidratar a área, é necessário outros cuidados com as unhas. Segundo a dermatologista Luisa Agrizzi De Angeli, a falta de ferro pode ser uma das causas para as unhas ficarem quebradiças e enfraquecidas. "É importante sempre fazer um check-up e verificar se não há nenhuma deficiência em seu organismo", clarifica.
Você viu?
Para mantê-las firmes e brilhantes, existem algumas recomendações que devem ser seguidas com atenção. A primeira é a alimentação: uma dieta equilibrada e cheia de nutrientes vai ajudar a fortalecer as unhas. Uma alimentação desbalanceada pode deixá-las fracas e quebradiças. Além disso, Agrizzi alerta que outro fator que provoca o enfraquecimento das unhas é o uso recorrente de esmaltes cosméticos.
Nichelle esclarece que as bases fortalecedoras podem ajudar a fortalecer a lâmina ungueal (parte abaixo das unhas das mãos e dos pés), principalmente as que contém vitaminas e nutrientes específicos, muito benéficos para a saúde dessas estruturas do corpo.
Outra dica para considerar é evitar andar descalço e secar bem as unhas após o banho. "Manter as unhas sempre limpas, secas e cortadas é a melhor forma de não contrair micose", ressalta a dermatologista.