A Organização Mundial da Saúde recomenda que o bebê deve se alimentar exclusivamente de leite materno
até os seis meses e que a amamentacão, combinada com a ingestão de alimentos sólidos, deve continuar até os 12 ou 24 meses ou até quando a criança quiser. Já um artigo da Australian Breastfeeding Association afirma que esse processo pode seguir até os 7 anos. Afinal, até quando amamentar?
Leia também: Saiba o que dificulta ou impede a amamentação
Lacey Barrat é uma reconhecida fotógrafa de nascimentos da Austrália e levantou recentemente essa questão em um de seus trabalho. Em suas redes sociais, ela publicou fotos e um vídeo de mães que decidiram amamentar seus filhos até bem depois do primeiro ano da criança. Lacey, inclusive, é uma adepta dessa prática. Ela tem cinco filhos e costuma postar fotos deles ainda mamando em seu peito enquanto ela trabalha, por exemplo.
No post que acompanha o vídeo - que teve quase 20 mil visualizações desde a publicação em meados de maio - ela faz uma lista dos benefícios do leite materno. Também usando dados da Australian Breastfeeding Association, ela diz que a amamentação supre 29% das necessidades diárias de energia, 43% de proteínas, 75% de vitamina A e 60% de vitamina C. em suas redes sociais ela também reforça a ideia da amamentação durar até os sete anos da criança.
Você viu?
Lacey ainda faz um texto, tentando entender por que a amamentação de bebês é vista como algo normal e recomendado, enquanto o ato em crianças maiores causa espanto. "Pode dar de mamar para uma criança é mais sexual do que para um bebê? Ao redor do mundo, amamentar depois de um ano é considerado estranho, nojento, inapropriado. E muitas mães que fazem isso, se escondem". Pensando nisso que ela diz ter decidido fazer esse trabalho.
Leia também: 10 coisas que você precisa saber sobre amamentação
Ela ainda faz um pedido: "Mães, vamos celebrar nossos filhos com mais de dois anos. Mostrem suas crianças sendo amamentadas".
Leia também: Mãe faz desabafo chocante sobre amamentação e post viraliza
Repercussão
O trabalho foi publicado em jornais como o britânico "The Sun" e a revista "Marie Claire". No Facebook, diversas mães responderam ao texto de Lacey e mostraram fotos amamentando os filhos. Até mães que não puderam amamentar os filhos contaram suas experiências e receberam o apoio de outras internautas. Outras também defenderam a ideia de que a criança é quem escolhe a época para fazer o desmame.