Não é novidade para ninguém que o carinho dos pais para os filhos é essencial. Um estudo recente desenvolvido pelo Nationwide Children's Hospital, de Ohio, nos Estados Unidos, veio para confirmar isso. Os resultados da pesquisa mostram que as primeiras experiências sensoriais que os bebês recebem permanecem em seus cérebros pelos próximos anos.

Leia também: Afeto dos pais na infância molda o cérebro das crianças

O carinho que a criança recebe nos primeiros dias de vida é importante para o desenvolvimento futuro
Shuttersock
O carinho que a criança recebe nos primeiros dias de vida é importante para o desenvolvimento futuro

O estudo mostra a importância do carinho  nos primeiros momentos de vida. Os resultados da pesquisa, que foi publicada na revista norte-americana "Current Biology", apontam que os bebês prematuros respondem de forma diferente ao toque em comparação com aqueles que nasceram no tempo previsto.

Crianças prematuras tiveram menos contato de afeto com os pais e profissionais da saúde. Por isso, a resposta do cérebro não é tão forte quanto no caso dos bebês que passaram mais tempo com a família logo após o nascimento.

Você viu?

Leia também: Carinho dos pais beneficia a alma e o cérebro de crianças e adolescentes

Como a pesquisa foi feita

Para chegar a esse resultado, os responsáveis pelo estudo analisaram um total de 125 bebês. Entre eles, os prematuros, com idade gestacional de 24 a 26 semanas, e os nascidos a termo (no período esperado), entre 38 a 42 semanas. 

A análise foi feita pouco antes das crianças saírem do hospital e irem para a casa. Os pesquisadores submeteram os bebês ao contato com uma rede macia de 128 eletrodos, que registraram como o cérebro de cada um respondia a um sobro suave do ar na pele. Neste momento, foi identificado que os prematuros tiveram respostas cerebrais mais reduzidas ao estímulo. 

Leia também: 3 nutrientes que ajudam o desenvolvimento do cérebro do bebê durante a gestação

O que os resultados indicam

O resultado da pesquisa é reflexo do modo como os bebês foram acostumados com o contato físico. Aqueles que nasceram no tempo previsto passaram mais tempo com os pais e funcionários do hospital, ou seja, receberam mais carinho. Já os prematuros passaram muito tempo na unidade de tratamento intensivo neonatal e ficaram mais distante do contato físico. Para Nathalie Maitre, os pais devem atentar-se a esse fato e cuidar para evitar o isolamento de filhos prematuros. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!