Pais desempenham papel crucial para ajudar o filho a desenvolver uma autoimagem corporal positiva e hábitos alimentares saudáveis​​, diz especialista

NYT

Getty Images
"Às vezes, nós, pais, esquecemos a importância das nossas palavras, pensamentos e sentimentos na vida dos nossos filhos"

A estatística chama a atenção. Usando dados da National Eating Disorders Association (Associação Nacional de Distúrbios Alimentares), Aaron Krasner, diretor do programa de transição de vida do adolescente no Hospital Silver Hill, em Connecticut (EUA), fez um levantamento e apontou que 80% das crianças de 10 anos de idade têm medo de ser gordas.

"Às vezes, nós, pais, esquecemos a importância das nossas palavras, pensamentos e sentimentos na vida dos nossos filhos", alerta Krasner, referindo-se à maneira que os pais agem sobre o próprio corpo e das outras pessoas na frente dos filhos.

“‘Nós fazemos o tempo em nossas casas’, um pai sábio me disse uma vez", acrescentou Krasner. "Eu acho que é verdade, especialmente quando se trata de comportamentos alimentares e imagem corporal. Como pais, devemos ser conscientes de nossa relação com os nossos corpos, como nós comemos e o potencial impacto que isso tem sobre nossos filhos.”

Leia também: Frases dos pais que acabam com a autoestima das crianças

Sem comentários negativos

Para enfatizar a importância desse assunto, o especialista aponta como os pais podem ajudar as crianças a lidar melhor com sua autoimagem corporal:

- Não critique a si mesmo ou outras pessoas sobre peso ou forma do corpo na frente dos jovens
- Não faça comentários negativos sobre alimentos, como "não posso comer batatas porque carboidrato engorda". Em vez disso, ensine os filhos sobre a importância de uma boa nutrição e do exercício físico, sem mencionar o peso
- Elogie as crianças sobre seus talentos e suas realizações
- Explique aos jovens que ganho de peso e alterações na forma do corpo são uma parte natural do processo de crescimento
- Converse com as crianças sobre como os corpos expostos pela mídia não refletem a forma da maioria das pessoas do seu país

"No final das contas, é importante entender que os pais são os modelos mais influentes na vida de uma criança, por isso devem ser conscientes de suas palavras e ações. Os filhos podem estar ouvindo e prestando atenção quando menos os pais esperam", disse Krasner.

>> Confira 30 atitudes que aproximam pais e filhos:

Leia também:
Até onde elogiar os filhos?
Pais devem aprender a aceitar os filhos como eles são


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.