Aprenda a fazer comida divertida para as crianças

Por Danielle Nordi, iG São Paulo

Texto

Veja dicas e ideias para tornar as refeições das crianças mais alegres, sem deixar de lado alimentos saudáveis

Edu Cesar/Fotoarena
Sanduíche de palhaço: aprenda a fazer

Quem nunca passou por momentos de nervosismo tentando fazer uma criança comer brócolis, espinafre ou uma fruta diferente, por exemplo? Se você já tentou distrair, cantar, andar pela casa ou imitar um avião com a colher em punho para que a criança comesse mais um pouco, saiba que a situação é bastante comum. (Veja passo a passo de três pratos para fazer em casa ao final da página)

Longe de se render aos caprichos dos filhos, alguns pais conseguiram virar o jogo e as refeições deixaram de ser momentos de tensão. A fórmula mágica? Criatividade e um pouco de habilidade manual. Pelo menos é isso o que pensa a chef de cozinha Luana Budel, especializada em alimentos funcionais.

>> 25 ideias de comidas divertidas para fazer:

Porco feito com pão e creme de avelã. Foto: Cute Food For KidsUrso feito com pão e creme de avelã. Foto: Cute Food For KidsPeixe feito com ovo e molho de tomate. Foto: Cute Food For KidsPeixe feito de maçã. Foto: Cute Food For KidsRatinho feito com bolacha, queijo, presunto e cebolinha. Foto: Cute Food For KidsLagarta feita com maçã verde e queijo. Foto: Cute Food For KidsRosto feminino feito com macarrão instantâneo, pão de forma, tomate, azeitona e pepino. Foto: Little Food JunctionJogo da velha feito com bolacha, azeitonas pretas e molho de tomate. Foto: Little Food JunctionMuffin de tigre feito com pepino, azeitonas pretas e molho de tomate. Foto: Little Food JunctionArroz de coração tingido com beterraba e decorado com arroz branco e alface. Foto: Little Food JunctionSanduíche de peixe feito com pão de forma, queijo, pepino, cenoura e azeitona preta. Foto: Little Food JunctionElmo feito com uma fatia de melancia, pepino, azeitona preta e cenoura. Foto: Little Food JunctionBob Esponja e Doraemon feitos com fatias de pão, queijo e vegetais. Os furos no queijo do Bob Esponja podem ser feitos com um canudo de plástico. Foto: Little Food JunctionCoelho feito com bolacha água e sal, tomate, pepino, cenoura, azeitona preta e rabanete. Foto: Little Food JunctionIogurte de manga e papaia decorado com marshmallows, fios de chocolate e uva. Foto: Little Food JunctionPavão feito com molho de tomate – usado para desenhar o contorno do pavão-, lentilha, milho, cenoura, rabanete e azeitonas. Foto: Little Food JunctionGirafa feita com pão de forma e pepino. Foto: Funky LunchCasa de pão de forma, queijo, pepino e tomate. Foto: Funky LunchSorvete feito com pão de forma, queijo, presunto e pepino. Foto: Funky LunchCara de porco de pão de forma, presunto e pepino. Foto: Funky LunchBarco com pão de forma, presunto, pepino, queijo e pão em palito. Foto: Funky LunchUrso feito com pão de forma, tomate e pepino. Foto: Funky LunchRobô de pão francês ou baguete, queijo, presunto, tomate e pepino. Foto: Funky LunchTrem feito com pão de forma, pepino, queijo e abóbora. Foto: Funky Lunch

“Vale enganar um pouco a criança para que ela receba os nutrientes que precisa. Se a comida ficar bem bonita as crianças não ficam tão resistentes a experimentar ou comer legumes e outros alimentos. Também é importante tentar dar comida feita em casa, com alimentos frescos”, afirma a chef.

Arte no prato

Quando percebeu que a filha nem sequer tocava o lanche enviado todos os dias na lancheira da escola, a indiana Smita Srivastava, criadora do blog “Little Food Junction” decidiu tornar os alimentos mais interessantes. “Depois que comecei a fazer as comidas divertidas, minha filha come tudo que eu sirvo. As preparações são muito rápidas e qualquer um pode fazer. Basta ser criativo”, afirma.

O empresário britânico Mark Northeast passou por problema parecido. “O Funky Lunch começou por acaso. Era muito difícil fazer meu filho comer o lanche. Um dia resolvi mandar um lanche em forma de foguete espacial com estrelas de queijo”, conta Mark que resolveu tornar o passatempo um negócio, inclusive com o lançamento do livro “Funky Lunch – Happy Food for Happy Children”. Em seus workshops, ele ensina pais e filhos os primeiros passos para que consigam brincar mais com os alimentos.

“Você tem que escolher um personagem que seu filho goste e então pensar como fazer. Algumas vezes não dá certo. É preciso ter paciência”, afirma Mark.

Para conseguir colocar a ideia no prato vale qualquer alimento. “Eu uso apenas ingredientes simples, de preferência o que tenho na geladeira. Quando termino e sirvo o prato para o meu filho, sempre vejo um grande sorriso. Ele gosta mais ainda quando recebe amigos aqui e eu faço essas comidas divertidas”, conta a criadora do blog “Cute Food for Kids”, Tiffany Yang.

A convite do iG, a chef Luana Budel idealizou e preparou três pratos com comidas divertidas: um sanduíche de palhaço, um arco-íris de frutas e uma panqueca com o Porco Rei do jogo Angry Birds. Veja o passo a passo e transforme a refeição do seu filho em uma verdadeira obra de arte:

Edu Cesar/Fotoarena
Comida divertida para crianças

Clique aqui e veja o passo a passo para o sanduíche de palhaço


Clique aqui e veja o passo a passo para o arco-íris de frutas


Clique aqui e veja o passo a passo para a panqueca do Porco Rei


Veja ainda:
11 truques para seu filho comer melhor
Os 10 piores alimentos para as crianças





>>> Assine a newsletter do Delas , curta nossa página no Facebook e siga o @Delas noTwitter <<<

Texto

notícias relacionadas