Letreiro UNESP
Flickr/Claudio Hideo Matsumoto
Letreiro UNESP


Maria Helena Rosa (54) passou no vestibular de biologia na Unesp (Universidade Estadual Paulista) no campus de Bauru, interior de São Paulo - mesma universidade em que trabalha como faxineira há oito anos. Ela estudava para ser aprovada há quatro anos.

Com o incentivo dos filhos e do cursinho Primeiro de Maio, que em 2017 fez uma campanha para que a equipe de limpeza da universidade voltasse a estudar no cursinho, Maria Helena se inscreveu no PEJA (Projeto Unesp de Educação de Jovens Adultos.

Estudando para viver o sonho

A faxineira é contratada de uma empresa terceirizada para realizar o serviço de limpeza da universidade. Ela conciliava o trabalho, onde entrava às 6h30 e saia 15h30 com os dois cursinhos: O PEJA começava suas aulas às 15h30 até 17h e às aulas no Primeiro de Maio iniciavam às 19h.

Você viu?

Feliz por recordar as aulas que teve na juventude, Maria pensava em cursar arquitetura quando sonhava com o vestibular. Porém mudou seus planos ao lembrar do quanto gosta das plantas e animais.

Lista de aprovados

Foi em uma quinta-feira (27 de maio), no meio do expediente, quando Maria pegou o celular para ver a lista de aprovados. Ela estava relutante em descobrir, pois achava que não tinha bagagem suficiente para passar da segunda fase e já estava se preparando para tentar novamente ano que vem. Então o chefe do Departamento de Química incentivou Maria e ela soube que era a nova caloura do curso de biologia.

Incentivando outros jovens

A faxineira espera que sua história incentive outras pessoas a estudar. Em entrevista ao UOL, ela contou que veio da roça e de uma família humilde, precisando lutar sozinha pelo seu espaço e criação dos filhos. Maria disse que é bom estudar para ocupar a cabeça e iniciar coisas novas pelo estudo, pois é sua forma de oferecer algo pelo mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!