A Polícia Civil determinou que transexuais poderão ser atendidas nas delegacias da mulher do estado de São Paulo. Conforme foi publicado no Diário Oficial, ficou determinado que o sexo biológico não é mais um empecilho para o atendimento. Agora elas têm esse direito assegurado por uma revisão na lei que criou essas unidades especializadas em casos de violência doméstica, familiar ou crimes contra a dignidade sexual.

Delegacias da mulher de São Paulo atenderão mulheres trans
Reprodução/Google Maps
Delegacias da mulher de São Paulo atenderão mulheres trans

Em entrevista para o G1, a delegada Jamila Ferrari, que coordena as delegacias da mulher em São Paulo, reforçou que antes as trans não eram impedidas de serem atendidas nessas delegacias. Porém, ela acredita que a nova resolução "traz mais segurança e garantias a este público no momento de registrar o boletim de ocorrência". 

"A intenção foi deixar claro que nós não atendemos essas vítimas conforme o sexo biológico, mas sim pela maneira como elas se enxergam", explicou Ferrari. O Brasil é um país com altos índices de crimes contra a população trans. Em 2019, segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), foram ao menos 124 pessoas transgênero assassinadas. Lembrando que o número pode ser bem maior do que o contabilizado oficialmente. 

Militantes do movimento trans comemoraram a decisão da Polícia Civil. A reverenda Alexya Salvador fez um post no Instagram comemorando a conquista. "Na maioria das vezes, a violência institucional era outro fator que não permitia o acesso a um direito de todo pessoa humana. Com a determinação Polícia Civil, que definiu que sexo biológico não vai interferir para que transexuais e travestis sejam atendidas por unidades especializadas em casos de violência doméstica, familiar ou crimes contra a dignidade sexual. Que nenhum direito nos seja negado e que os profissionais envolvidos possam passar por uma especialização, uma vez que não ter os documentos retificados pode ainda causar os mesmos constrangimentos de sempre!", ela escreveu.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!