Quem é mulher sabe que é preciso, muitas vezes, reafirmar nosso valor na sociedade. Nessa hora, a autoestima conta muito , já que quem não se sente feliz consigo mesma tem mais dificuldade em se mostrar poderosa para os outros.

Imagine-se a Mulher Maravilha e relembre de momentos em que você se sentiu poderosa para manter a autoestima
Shutterstock
Imagine-se a Mulher Maravilha e relembre de momentos em que você se sentiu poderosa para manter a autoestima

Em entrevista ao site “Healthista”, a psicóloga Amy Cuddy listou oito maneiras que podem mudar a autoestima das mulheres e proporcionar maior sensação de poder. As dicas, inicialmente, podem parecer bobas, mas a especialista garante que seus efeitos são transformadores.

“Evidências indicam que nosso corpo está sempre empurrando, moldando e até mesmo liderando nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos”, explica Amy. Confira as dicas:

1. Pose poderosa

Use os braços para gerar poder. Jogue-os para o alto como se tivesse acabado de terminar uma corrida ou finalizado uma prova de ginástica olímpica. Outra pose pode ser colocando as mão no quadril, da mesma forma como faz a Mulher Maravilha. Amy afirma que não precisa ser tão ridículo quanto parece. Como exemplo, ela contou que sua assistente Anna, que fica com uma das mãos na cintura enquanto escova os dentes.

Leia também: 5 formas de mudar hábitos desagradáveis do parceiro na cama sem dizer nada

Já deixar os braços colados no tronco, assim como um pinguim, pode ser perigoso. Esta é uma das posições que devem ser evitadas, já que quando as pessoas ficam ansiosas, acabam fazendo isso.

2. Fique firme

Queixo pra cima, peito pra fora e ombros para trás. Soldados precisam estar sempre psicologicamente presentes, e a posição em que ficam influencia muito. Aparentemente, a postura também gera sentimento de alerta e força. “Mantenha ambos os pés no chão também. Você deve se sentir sólida e não como se alguém pudesse te derrubar.”

Você viu?

3. Olho na postura

Preste atenção em sua postura e a forma com que ela vai mudando ao longo do dia. Uma dica é colocar um alarme no celular para checar sempre como você está. É legal também pedir para amigos ou familiares avisarem quando a postura estiver errada.

4. Sentada

Amy aconselha evitar ficar debruçada nos joelhos, mexendo no celular, se estiver em uma sala de espera, por exemplo. Neste caso, o melhor seria conversar com alguém ou andar pelo local. “Ficar curvada em uma cadeira pode induzir sentimentos de impotência e afetar seus sentimentos, influenciando na autoestima.”

Se precisar se sentar, tenha certeza que está com a postura correta: peito aberto e ombros para trás. E como não dá para ficar em uma pose emparedada, imagine: “Pense em você na pose mais poderosa e expansiva que puder. Seja um super-herói dentro da sua mente.”

5. Ao andar

Opte por passos mais longos, movimentando os braços. Para quem trabalha em um escritório, Amy aconselha separar um tempo para caminhar pelo local.

Leia também: Máscara facial: aprenda 8 receitas caseiras para cuidar da pele

6. Sorria

Mesmo quando estamos para baixo, um pequeno sorriso pode fazer nosso humor melhor. Apresente-se feliz.

7. Memória

“Relembre um momento em que você se sentiu poderosa. Lembre-se de como você se sentiu”, aconselha Amy. Para a psicóloga, fazer isso encherá seu estado psicológico com confiança e força.

8. Respire

Lembre-se sempre de respirar. Tenha controle de sua respiração, principalmente antes de situações desafiadoras. Isto não vai te deixar apenas mais calma, mas vai melhorar sua postura também e, consequentemente, sua autoestima.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!