Tereza Ribeiro define-se como uma eterna estudante, apaixonada pelas linhas: as escritas e as bordadas. Compartilha sua paixão pela etiqueta no perfil @etiquetainteligente como uma forma de espalhar pequenas gentilezas e delicadezas pelo seu caminho.
Ela tem como maior propósito difundir a etiqueta como um “saber útil e não fútil” capaz de simplificar e facilitar nossas relações, e é a nossa entrevistada da vez da coluna.
1. O que é mesa posta para você?
Tereza Ribeiro: Mesa posta é, no seu sentido mais amplo, a prática de compartilhar. Compartilhar significa “ fazer parte de algo com alguém” e , eu acredito que este é o verdadeiro propósito da mesa posta, pois ao redor da mesa, além de partilhar o alimento, nós também compartilhamos a nossa vida. À mesa é construída a história de uma família, e isso é tão forte que, “se qualquer membro estiver ausente, o lugar vazio à mesa é um lembrete mudo da pessoa que falta.” (Visser). E, toda essa simbologia da mas posta representa sensibilidade, o cuidado e o afeto pelo outro.
Você viu?
2. Como você define a etiqueta à mesa?
Tereza: A etiqueta à mesa, de uma forma genérica, ocupa-se do aparato necessário à refeição (incluindo o ordenamento e os critérios de uso) além de normas relacionadas à manipulação do alimento e ao comportamento à mesa.Ou seja, cuida de todo o cerimonial envolto em uma refeição e se manifesta durante todo o eixo temporal: antes (preparação da mesa); durante (interação à mesa) e pós (desarranjo da mesa). Entretanto, a verdadeira etiqueta à mesa se ocupa não apenas da disposição correta dos utensílios, mas principalemnte da convivência e das relações cultivadas nesse limitado espaço físico que é a mesa de refeições.
3. Na sua opinião, realizar refeições em torno da mesa fortalece as relações familiares?
Tereza: A troca que ocorre ao redor da mesa não tem apenas a função de demonstrar afeição , mas sim de fortalecê-las. Todo o cuidado, a dedicação e o empenho empregado na preparação da refeição, desde o alimento até a montagem da mesa, não atestam apenas bons sentimentos, mas os fortifica, tomando esses mesmos sentimentos mais vividos, mais completos, mais intensos.
4. Qual a importância da etiqueta nos dias atuais?
Tereza: Costumo dizer que a etiqueta é a busca pela harmonia externa e, para isso, precisamos de respeito. É o saber se colocar adequadamente em cada meio, em cada contexto. É o bom senso para emitir uma opinião e, principalmente, para discordar de um ponto de vista diferente. É reaprender a olhar o outro. Para além de uma série de normas protocolares, nós estamos falando da construção de relações humanas mais sadias, mais verdadeiras e agradáveis.