Termina nesta segunda-feira (17) a ABUP Home e Gift 2020, a maior feira de decoração e artigos para casa da América Latina. O evento dita as tendências do segmento no primeiro semestre do ano e estivemos por lá para trazer as novidades.

Leia também:Quer mudar a decoração? 10 coisas para não copiar de jeito nenhum

Entre artigos para jardim, cozinha, sala e limpeza em geral, as tendências da ABUP Home e Gift devem chegar ao mercado em breve e figurar nas casas e apartamentos pelo Brasil. Confira oito das principais tendências de decoração analisadas pela reportagem.

Itens em cores terracota e furta-cor

Utensílios e panelas das cores terracota e furta-cor
Flavia Matos/ IG
Utensílios e panelas das cores terracota e furta-cor

Na cozinha o que irá dominar a decoração são os itens terracota e furta-cor (cor cambiante que se altera de acordo com a luz que recebe). A tonalidade que imita barro antigo está presente em variados modelos de panela. A Multiflon lançou uma linha inteira da cor terracota com revestimento antiaderente por fora e por dentro.

A tonalidade furta-cor também ganhou um kit completo de panelas, frigideiras e canecos - linha Aura. Para quem quer todos os itens na mesma tonalidade, vale adquirir os talheres da Oxford que estão na mesma cor.

Tábuas para servir

As tábuas para servir estão em alta na decoração
Flavia Matos/ IG
As tábuas para servir estão em alta na decoração

O segmento de mesa posta ganhou alguns destaques na feira da ABUP Home e Gift 2020. Entre eles, as tábuas para servir, itens que foram criados e desenhados exatamente para o serviço de clientes em restaurantes ou para decorar uma mesa em casa.

Os responsáveis pela Woodland, não indicam que carnes ou legumes sejam cortados nesses itens, já que a decoração pode ser afetada.

Saco para lixo biodegradável

O saco para lixo biodegradável da EsfreBom se desintegra em três anos
Flavia Matos/ IG
O saco para lixo biodegradável da EsfreBom se desintegra em três anos

A preocupação com o meio ambiente foi um dos temas mais abordados por empresas durante a feira. Uma delas, a Bettanin, que criou um saco para lixo biodegradável que se desintegra em três anos - normalmente as sacolas plásticas para lixo demoram até 400 anos para se decompor.

A novidade foi testada e aprovada pela ABNT, tem fundo reforçado e será vendida com capacidade para 15L. Importante: esse saco para lixo, quando aberto, precisa ser inteiramente consumido em três anos, após esse período o produto não terá a mesma eficiência.

Você viu?

Esculturas vivas

As esculturas vivas estão em alta na decoração de jardim
Flavia Matos/ IG
As esculturas vivas estão em alta na decoração de jardim

Na parte de jardim, as “ esculturas vivas ” estão em alta. Se você é fã de BBB, deve ter percebido que alguns ‘bichinhos verdes’ apareceram no gramado da casa mais vigiada do Brasil durante a prova do líder do último dia 13.

Essas mesmas esculturas feitas com grama sintética devem ser a nova tendência de decoração de jardim. A empresa Raízes Arranjos, da designer Pupy Zogaib, estava na feira para mostrar suas esculturas que fizeram muitos apreciadores pararem para fotos. Segundo a responsável pelas obras, é indicado que as artes sejam instaladas em locais cobertos, pois a chuva e o sol podem danificar o material.

Poltronas de crochê

Poltronas de tricô e crochê
Flavia Matos/ IG
Poltronas de tricô e crochê

Poltronas e pufes de crochê/tricô estavam espalhadas pelos estandes de decoração. Uma das expositoras, a designer Regina Misk, produz à mão todas as poltronas e almofadas misturando técnicas antigas e modernas da moda.

Segundo Regina, suas peças são versáteis e combinam com qualquer tipo de decoração. “Cabe em qualquer ambiente, até em locais mais minimalistas. Se você coloca uma dessas poltronas, dá destaque e chama atenção na decoração”, conta.

Decoração em feltro

A decoração de feltro pode ser reutilizada
Flavia Matos/ IG
A decoração de feltro pode ser reutilizada

A Feltros Santa Fé montou uma linha de produtos 100% feita a partir de garrafas PET recicladas. Nos itens estão cestinhas para cachorros e gatos, porta óculos, porta-canelas e até jogo americano. Além de ser fabricado com objetos recicláveis, os itens de feltro também são versáteis e podem ser utilizados de diversas maneiras. As mesmas cestinhas podem virar vasos de planta ou usadas como adulto.

Kits para famílias pequenas

A Porcelana Schmidt lançou um kit para famílias pequenas
Flavia Matos/ IG
A Porcelana Schmidt lançou um kit para famílias pequenas

Empresas mais tradicionais como a Porcelana Schmidt tem adaptado suas linhas de produtos para famílias pequenas e pessoas que moram sozinhas com aparelhos de jantar de 16 peças (quatro pratos rasos, quatro pratos de sobremesa, quatro canecas e quatro bowls).

Geralmente esses kits têm de 18 até 42 peças e são vendidas para famílias maiores. A marca ainda investiu na decoração de porcelanas com temas inspirados no Brasil.

Kit de panelas inspirado em Friends

A Tramontina criou linha inspirada em Friends para o público mais jovem
Flavia Matos/ IG
A Tramontina criou linha inspirada em Friends para o público mais jovem

Para conquistar o público jovem, a Tramontina montou uma linha inspirada na famosa série norte-americana Friends. As panelas, frigideiras e formas têm inscrições e cores que prometem conquistar os mais jovens.

Leia também: Aprenda a limpar o inox manchado e deixe sua cozinha brilhando

Gostou das tendências de decoração mostradas na ABUP Home e Gift ? Deixe seu comentário abaixo.

    Leia tudo sobre: casa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!