As varandas gourmet estão ganhando cada vez mais espaço nos apartamentos, mas muitas pessoas ainda se questionam qual a melhor forma de aproveitar esse ambiente.

Leia também: Reforma em apartamento? Confira o passo a passo de como fazer a obra

varanda gourmet está cada vez mais em alta nos apartamentos
Carlos Piratininga
varanda gourmet está cada vez mais em alta nos apartamentos

Para te ajudar na decoração e montagem da varanda gourmet , a arquiteta Manoela Lustosa dá 5 dicas de como aproveitar esse espaço e deixar o seu apartamento lindo e moderno.

“A varanda gourmet pode ter vários usos conforme os gostos da família, afinal, algumas são fãs dos churrascos, outras preferem receber os amigos com jantares com massas, por exemplo, então pense como você gosta de receber as pessoas para daí então planejar bem o espaço. Ele pode ter churrasqueira, fogão, forno elétrico ou a gás, forno de pizza e até o antigo fogão a lenha. Tudo depende do seu estilo”, explica a arquiteta Manoela.

Veja abaixo as 5 dicas simples para sua área gourmet :

Você viu?

  1. Para a bancada da varanda, o ideal é que seja feita em pedra, como granito ou alguma pedra tecnológica - normalmente já recomendadas para estes espaços;
  2. Também é legal apostar em armários para guardar os utensílios mais usados neste espaço;
  3. Se a varanda for muito pequena, use uma mesa menor ou algum modelo que possa expandir se houver necessidade;
  4. Alguns móveis em alumínio, fibra sintética e madeira de demolição, são muito bonitos e tem uma boa durabilidade e podem ser ideais para esse ambiente que fica constantemente exposto no sol;
  5. Se a varanda ficar longe da cozinha principal da casa, o ideal é pensar em alguma geladeira para poder refrigerar bebidas e alimentos no local.

E como montar esse espaço de maneira diferente e sem gastar muito?

A arquiteta Manoela Lustosa também dá dicas de como montar uma varanda gourmet de forma que não gaste muito e que seja única. Como essas áreas externas remetem muito à comida, uma das ideias é investir nesse estilo de decoração. "Hoje na internet e em vários lojas vendem painéis de madeira com um custo ótimo para colocar vasinhos com os portas temperos", diz a especialista.

Apostar em plantas é uma ótima ideia e não costuma ser algo caro. "Vegetação é sempre ótimo nestes espaços. Outra dica são moveis de madeira, muitas vezes vale reformar algum banco antigo e ate mesmo dar uma cor nele para alegrar o espaço e colocar junto a uma mesa nova que cabem mais pessoas na hora de receber", complementa.

Dá também para modernizar a churrasqueira de tijolinho. A dica é revestir com porcelanato ou cerâmica para mudar o visual. Procurar cadeiras em lojas de pronta entrega também pode ser uma ideia de decoração barata .

As paredes também podem ter um cuidado especial. "Trabalhar com pratos antigos, quadros que remetam algo gourmet ou até mesmo azulejos decorados dá um visual diferente", recomenda Manoela.

Além das dicas de como aproveitar melhor o espaço da varanda gourmet , a arquiteta ressalta que uma boa escolha dos objetos decorativos pode fazer toda a diferença. “Procure peças que sejam fáceis de limpar, porque este ambiente pode juntar um pouco de fumaça e poeira que se impregnam nas peças”, finaliza.

Leia também: Apartamento pequeno? Veja dicas de como decorá-lo

    Leia tudo sobre: casa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!