Cada vez mais, as plantas se fazem presente no nosso dia a dia, mesmo que a gente more em um apartamento e bem longe de um jardim. Mas seja como uma forma de melhor o ar do ambiente em que a gente vive, para seguir a tendência “urban jungle”  ou apenas porque você gosta, há sempre uma dúvida: como cuidar bem delas e deixá-las sempre bonitas?

Leia também: Levantamento mostra o que está bombando no mundo da decoração

Experimento com plantas foi criticado por não ter bases científicas, mas há quem acredite no poder das palavras
YouTube/IKEA UAE/Reprodução
Experimento com plantas foi criticado por não ter bases científicas, mas há quem acredite no poder das palavras

Você pode até não acreditar ao final do texto, mas um experimento divulgado recentemente garante que um dos segredos para termos sucesso na jardinagem é falar coisas boas para as plantas . A varejista sueca Ikea decidiu fazer o teste em uma campanha que produziu contra o bullying nas escolas e comprovou a ideia. Primeiro, pegou duas plantas iguaizinhas de uma de suas lojas. Depois, as levou para uma escola em Dubai, nos Emirados Árabes.

De acordo com a empresa, cada planta foi colocada em um compartimento diferente fechado com vidros, mas elas teriam sido mantidas nas mesmas condições de luz, água e fertilizante. A única diferença estaria nas vibrações que passaram a receber.

Dentro das caixas, haviam caixas de som. Uma das plantas passou 30 dias na escola recebendo xingamentos e comentários negativos sobre ela mesma. Por outro lado, a segunda planta só recebeu elogios e comentários positivos. Os próprios alunos da escola gravaram as falas como uma forma de participar do experimento.

Ao final do mês, a planta que foi elogiada continuava intacta e linda, bem brilhante, mas aquela que foi criticada estava com as folhas murchas, ficando amareladas e bem mais para baixo, mesmo recebendo os mesmos cuidados.

Muitos internautas não acreditaram no experimento

Crianças foram chamadas para gravar comentários negativos e positivos que foram, depois, colocados juntos das plantas
YouTube/IKEA UAE/Reprodução
Crianças foram chamadas para gravar comentários negativos e positivos que foram, depois, colocados juntos das plantas

As crianças que foram entrevistadas para a campanha da Ikea ficaram espantadas com o poder que as palavras têm. Da mesma forma, professores da escola acreditam que o experimento pode gerar impacto significativo nos alunos, principalmente na luta contra o bullying.

Por outro lado, internautas não ficaram tão felizes com o resultado do teste por ele não ter uma base científica. “Não há como isso ser ciência. Eu quero que isso seja repetido com mais plantas. Isso é mentira”, escreveu uma usuária nos comentários do vídeo.

“Esse anúncio mentiroso foi com certeza manipulado pela agência de publicidade. Esse ‘experimento’ não é baseado em fatos científicos. Parabéns por fazê-lo por uma boa causa, mas é completamente falso”, afirmou um usuário, enquanto outro brincou perguntando qual línga as plantas falam para entender os comentários que estavam sendo feitos.

Leia também: É fã de "Harry Potter"? Então esta mansão à venda nos EUA vai te encantar

Há também alguns posts de pessoas que afirmam falar bem com as plantas em casa e aprovam a prática, mas isso só abriu espaço para mais discussão. Por outro lado, se você não acredita ou achou o experimento duvidoso, criar o hábito de falar só coisas boas para cada planta na sua casa pode ser, ao menos, uma forma de você trabalhar a sua positividade. 

Em um mundo com tantas tragédias acontecendo diariamente e com tanto ódio sendo espalhado nas redes sociais, separar um tempo para focar em uma atividade e só falar coisas do bem pode ser um refúgio para nossa mente – mal não pode fazer. 

Saiba quais cuidados são comprovados cientificamente

Cada planta exige um cuidado, solo, rega e adubo diferentes, então não dá para fazer a mesma coisa com todas espécies
Reprodução/Pinterest
Cada planta exige um cuidado, solo, rega e adubo diferentes, então não dá para fazer a mesma coisa com todas espécies

Enquanto o falar coisas boas para plantas não tem comprovação científica, há alguns cuidados que você pode colocar em prática já para ter certeza de que suas plantas vão ficar sempre lindas. O primeiro é conferir se a espécie que você está cultivando está em condições climáticas favoráveis para o plantio. O Brasil é um país de variedade climática muito grande, então uma dica é procurar por espécies da região onde você está mesmo.

Confira também o solo onde está a planta. Cada uma exige um solo diferente, então a sua não vai se adaptar a qualquer um. Diferentes tipos de solo também exigem diferentes tipos de cuidado. O arenoso, por exemplo, é pobre em nutrientes então necessita de mais adubo e folhas secas ou palha ao redor da planta. Já o solo argiloso é rico em minerais, mas as raízes têm mais dificuldade para crescer. Por fim, há também o solo humoso, que é muito fértil, e o calcário, mas este é típico de regiões desérticas.

Leia também: Terrário de suculentas é boa opção para decorar; aprenda a fazer um

Em relação ao adubo, também vai depender da espécie cultivada e do tipo de adubo. Outro ponto que deve ser levado em consideração é a frequência com que você vai fazer isso, além da necessidade da terra ser imediatamente irrigada após o ato. Pesquise bem as características do adubo e as necessidades da planta antes de fazer qualquer coisa.

Já em relação à rega, água demais pode matar a sua planta. Por outro lado, água de menos também pode fazer isso. Procure saber as necessidades da sua planta para chegar ao bom senso na hora de colocar água. Por fim, se as pétalas e folhas caírem, não se esqueça de tirá-las. A limpeza e poda também são importante.

Cor demarca a área de trabalho de forma divertida, enquanto as plantas trazem vida e deixam o espaço mais agradável.
Reprodução/Pinterest
Cor demarca a área de trabalho de forma divertida, enquanto as plantas trazem vida e deixam o espaço mais agradável.

Sabendo de tudo isso, tomando cuidado, não tratando todas as suas plantas como iguais, mas prestando atenção a cada particularidade, e, quem sabe, falando coisas boas para elas, é possível, sim, que qualquer pessoa consiga cultivar um verdadeiro jardim em casa ou apartamento. Mas se não der certo mesmo, se você não nasceu para isso, fique tranquila. Confira mais esta reportagem do Delas  e descubra diferentes formas de conseguir o verde em casa mesmo sem precisar cultivar espécies.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!