Quem nunca se surpreendeu com a beleza das orquídeas? Essas plantas são milenares, acredita-se que sua cultura tenha começado há mais ou menos 4.000 anos, no Oriente Médio, principalmente no Japão e na China. Com utilidades decorativas e medicinais, estas  flores nobres ficaram conhecidas no mundo inteiro, passando a ser admiradas e cultivadas.

Porém, apesar de muito conhecidas, as orquídeas ainda geram dúvidas quanto aos cuidados necessários. Outro ponto conhecido por pouco é o significado de cada uma das diversas cores apresentadas pela espécie. Para responder às perguntas, a  floricultura Giuliana Flores preparou uma breve explicação.

As orquídeas são plantas nobres
shutterstock
As orquídeas são plantas nobres


O significado das cores das orquídeas

Além de beleza e nobreza, estas plantas apresentam também uma grande variedade de cores, cada qual com seu significado particular. A noção dos conceitos pode influenciar na hora de escolher levar para casa ou dar de presente um determinado exemplar.

  • Orquídea rosa: entre os significados desta cor de flor estão feminilidade, sedução e sensualidade. Por isso, se o objetivo é conquistar e dizer “eu te amo” essa é a opção ideal.
  • Orquídea branca: a cor remete conceitos de inocência e eternidade. É a melhor forma de se transmitir o amor verdadeiro e duradouro.
  • Orquídea amarela: além da cor, essa flor se diferencia da aparência das demais. Emana alegria e são utilizadas para desejar felicidades para pessoas queridas, como grandes amigos.
  • Orquídea azul: tranquilidade, paz, lealdade e confiança são algumas das mensagens passadas para alguém que ganha esta flor.
  • Orquídea lilás: com sentido de dignidade e purificação essa planta é uma ótima opção para decorar ambientes.

Leia também:   Aprenda a cuidar de girassóis e ganhe desconto na compra de flores

Como cuidar das orquídeas

Orquídeas  são plantas duradouras, desde que bem cuidadas. Para manter a beleza e pomposidade por mais tempo, é preciso bastante atenção e conhecimento básico de jardinagem. Confira alguns passos a passos diários.

  • Escolha do local: o ambiente ideal precisa ser bem iluminado, mas na medida certa, muita luz solar deixa as folhas amareladas. O local também não pode ser escuro demais.
  • Adubo: compre misturas de nitrogênio, fósforo e potássio numa floricultura ou loja do gênero e adube a terra uma vez por mês. Nunca exagere na quantidade, isso pode matar a planta.
  • Regas: a prática de regar deve ser realizada uma vez por semana. A quantidade certa é de 200 ml de água. Molhe a terra e retire o excesso de água que escorrer para o potinho de apoio embaixo do vaso.
  • Troca de vaso: com o passar do tempo as raízes da planta vão crescendo e ela precisará de mais espaço. Quando ela estiver em tamanho avançado, utilize vaso de barro.
  • Utensílios: por serem plantas muito frágeis e suscetíveis a microrganismos, qualquer utensílio utilizado deve estar esterilizado. Utilize um maçarico ou esquente a ferramenta na boca do fogão.

Agora que você já sabe o significado das cores das orquídeas e como cuidar dela para que durem mais tempo, confira algumas sugestões de compra. Vale lembrar que o Dia da Mulher (08 de março) está chegando e essas plantas são ótimas opções de presentes para aquelas que estão ao seu lado. Utilizando o código IGFLOR20, leitores do Portal IG ganham 20 reais de desconto em qualquer compra feita no site da Giuliana Flores.

Glamurosas Orquideas


Jardim Phalaenopsis Sortidas


Orquídea Phalaenopsis Pink Presente


Orquídea Chuva De Ouro Presente


Mini Orquídea Rara Branca


Orquidea Phalaenópsis Amarela Presente




Sofisticadas Orquideas Phalaenopsis



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!