Originário das Américas, o girassol pode ser encontrado até em países como Rússia e China.  No zodíaco as flores do girassol estão associadas ao signo de Leão por representarem a energia do sol, a vivacidade e a alegria. Para os místicos, essas flores trazem sorte. É fã da planta? Saiba como cuidar dos girassóis em vaso ou ampliar a vida dos seus buquês.

Os girassóis trazem uma atmosfera de felicidade para o ambiente
shutterstock
Os girassóis trazem uma atmosfera de felicidade para o ambiente

Para os especialistas, o girassol tem flores radiais vermelhas ou amarelas, que são aquelas que ocupam o chamado “miolo” da planta, e as pétalas que são a parte externa da flor e que possuem coloração amarela. De um modo geral, todas as plantas buscam a luz do sol – é possível ver que algumas crescem até mais inclinadas para o lado mais ensolarado do ambiente – mas, apenas os girassóis tem a capacidade de girar para beber toda a luz do astro rei.

Quer iluminar o seu lar com essa planta? A  Giuliana Flores oferece desconto de 20 reais para os leitores do portal iG: inclua o código IGFLOR20 ao comprar online e, por meio do serviço de entrega das flores, receba o seu pedido em casa.

Como cuidar dos girassóis em vaso e floreiras

Quem opta por cultivar em vaso, deve buscar as variedades de menor porte, conhecidas como “girassóis anões”, que atingem até 30 cm de altura. Plantas desse tamanho também dão um destaque especial às jardineiras sob as janelas. Vale observar que a flor do girassol atrai abelhas e borboletas.

Prefere flores maiores? Então invista em vasos com um design que combinem com o estilo da sua decoração e tenham capacidade para 18 a 20 litros.

Leia também:  Descubra as flores do seu signo e ganhe descontos exclusivos

Ao plantar, forre o fundo do vaso com pedras, cascalho, pedaços de terracota ou pequenas espumas de poliestireno para facilitar a drenagem da água. É interessante que a terra seja rica em adubo – uma combinação de duas partes de terra para uma de composto orgânico já vai oferecer todos os nutrientes para as suas flores.

Você pode também incluir cristais de retenção de água para garantir que os girassóis fiquem hidratados, mesmo com menos regas. É importante que a terra fique sempre úmida, porém, sem encharcar.

Plante as sementes em pares – de duas a dez por recipiente. Regue com cerca de 25 ml de água a cada um ou dois dias. A germinação deve surgir entre três a oito dias.

Cuidados com as flores cortadas

Você ganhou um belo buquê de girassóis e quer fazer as flores darem o ar da graça pelo maior tempo possível? Separe um recipiente com um pouco de conservante floral e água morna. Antes de transferir as flores, corte os talos na altura que desejar e remova as folhas. Troque a água quando ela ficar turva.

Confira abaixo opções de buquês girassóis para decorar ou presentear. Eles são, inclusive, uma ideia original de presente para homens .





    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!