Profissionais ensinam truques básicos para manter os fios brilhantes e definidos

Cantora Jennifer Lopez exibe fios alongados e cachos definidos
Getty Images
Cantora Jennifer Lopez exibe fios alongados e cachos definidos
Cabelos ondulados, cacheados ou crespos precisam de cuidados redobrados para que fiquem brilhantes e definidos ao natural, sem relaxamento ou progressiva.

Leia mais sobre cabelo:
O que o seu cabelo diz sobre você?
Cabelos: Crie ondas e cachos com bobes
O melhor corte para cada formato de rosto

O tratamento dos fios inclui lavagem específica, cortes adequados e preocupação maior com a hidratação. ”O leave-in é fundamental porque controla o frizz, dá uma injeção de brilho e trata o aspecto ressecado”, ensina o hairstylist Eron Araújo no livro “Orgulho dos Cachos”, lançado pela L’Oréal. Na publicação, profissionais como Marcos Proença ensinam a cuidar de cabelos com ondas.

As especialistas Andrea Desiderio, cabeleireira do Instituto Beleza Natural, e Maria Oliveira, do salão Negritude Fashion Hair, compartilham mais dez dicas e truques para conquistar o cacho perfeito:

CORTE
“Os fios retos demais tendem a ficar armados. Os cortes mais indicados são os realizados em camadas, para dar o efeito cascata e reduzir o volume”, ensina Maria. É possível criar essas opções com diferentes tipos de chanel, médios ou longos. O ideal é que a parte da frente também seja mais leve para amenizar a franja, segundo a profissional.

COLORAÇÃO
As cores mais indicadas são as acobreadas, marrons, chocolates e preto. “Para o inverno, vermelhos e bordôs também entram na gama de opções”, adianta Andreia. É preciso cuidado ao escolher o produto porque ele pode ser incompatível com a química do relaxamento ou de outro tratamento usado para os fios crespos.

Livro reúne truques para cuidar dos cachos
Divulgação
Livro reúne truques para cuidar dos cachos
COMO LAVAR
Os fios são muito frágeis. O ideal é que sejam lavados e condicionados de duas a três vezes na semana, não mais do que isso. Eles tendem a ser mais ressecados, pois os cachos impedem que a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo deslize sobre os fios e cheguem até as pontas. “A maneira de compensar essa falta de proteção é aplicar bons xampus, condicionadores, umidificador de cachos, máscaras hidratantes e outros produtos para trazer o brilho”, explica Maria.

SECAGEM
Devido ao ressecamento natural, o ideal é que o cabelo seque naturalmente. Mas alguns acessórios podem deixar o cacho mais definido e produzido para um evento especial. O difusor ajuda a manter o cacheado e o movimento natural dos cabelos e é indicado para quem quer um cacho despojado e leve. Com o secador é possível secar e, ao mesmo tempo, amassar os fios para um efeito mais armado. Já o babyliss define os cachos e pode dar volume e movimento aos cabelos mais lisos: ótimo para um retoque de última hora. “A dica é manter os fios sempre hidratados e usar um bom leave-in preparatório antes da secagem”, ensina Andreia. 

FINALIZADORES
Segundo Maria, cremes sem enxágue ou para pentear são aliados do dia a dia. Além de desembaraçar, eles hidratam e minimizam os efeitos de agressões externas mantendo a saúde dos fios. Já um bom reparador sela as pontas e auxilia no controle dos fios arrepiados. Para reduzir o volume e tirar o efeito armado, o ativador de cachos é a solução. O gel com efeito molhado é indicado para modelar penteados mais firmes. “O importante é dosar as quantidades dos finalizadores para manter o efeito natural”, completa Andreia.

BRILHO
A recomendação principal é que o cabelo seja hidratado semanalmente com um produto específico para cabelos cacheados ou crespos. “Uma boa dica é o spray de brilho. E para ajudar, nunca penteie os fios secos, os cabelos devem ser desembaraçados ainda molhados e com as mãos”, entrega Maria.

UMIDADE
O cabelo crespo, se bem tratado e hidratado, dificilmente apresenta frizz. O segredo está na manutenção correta, mas o antifrizz ainda é a melhor opção para domar os fios arrepiados. Basta aplicar uma pequena quantidade após a lavagem, evitando contato com o couro cabeludo.

PENTEADO
Uma boa dica para quem tem cabelo ondulado e quer conquistar o look de Gisele Bündchen é fazer um coque com o cabelo ainda úmido e soltar depois de seco. O procedimento modela os fios, que podem ser usados soltos ou parcialmente presos.

Já para os crespos e cacheados, o ideal é fazer penteados como o rabo de cavalo, com elástico largo e de tecido para não quebrar os fios. É possível usar acessórios estilosos, como presilhas e grampos, chapéus e lenços protegem o cabelo dos raios UV.

VOLUME
Para aumentar o volume dos fios depois que o cabelo estiver seco, amasse com as mãos, das pontas para a raiz, soltando os cachos. A dica é não passar os dedos no meio dos cachos para não desfazê-los. “Um bom corte ajuda bastante, o degradê nas pontas dá a impressão de um cabelo mais volumoso. O uso de mousse também é válido”, diz Maria.

DURANTE O SONO
Na hora de dormir aproveite para deixar o cabelo solto. Tire-o da nuca e espalhe sobre o travesseiro. Também é possível deitar com ele preso, mas o elástico deve ser envolto em tecido e bem frouxo. “Jamais durma de cabelo molhado. O couro cabeludo merece respirar à noite”, diz Andreia.  

Serviço:

Orgulho dos Cachos – O seu guia prático”
Editora Duetto Editorial
144 páginas / R$ 19,90