Não lê rótulos de cosméticos? Esse e outros hábitos cotidianos podem afetar a saúde da pele
FreePik
Não lê rótulos de cosméticos? Esse e outros hábitos cotidianos podem afetar a saúde da pele

Ao mesmo tempo em que o Brasil desponta no ranking mundial em tratamentos de beleza e harmonização facial, estudos revelam que a população não bebe água o suficiente. Além disso, segundo pesquisas divulgadas pela International Stress Management Association (ISMA), o Brasil é o segundo país com a força de trabalho mais estressada e com altos índices de depressão. Como se não bastasse, apesar da riqueza natural do país, a maioria ainda é adepta aos alimentos industrializados e não entende sobre rótulos de cosméticos. Tudo isso influencia na beleza da pele.

"Existe uma contradição enorme sobre alimentação e beleza da pele quando observamos a busca acelerada por tratamentos complexos faciais, inclusive, com nossos pacientes. Muitas pessoas estão dispostas a investir em opções de beleza de alto custo para corrigir um problema de forma rápida por conta de maus hábitos ao longo da vida. Porém, não investem no que deveria ser o óbvio, no alimento da pele desde cedo, e isso já começa com o consumo adequado de água. Rótulos com ingredientes prejudiciais, com informações que a população desconhece, embalagens sofisticadas e produtos muitas vezes caros, tanto na comida quanto nos cosméticos, não contribuem para uma pele mais saudável e bonita", explica Laís Theis, especialista em dermorenovação.

Laís, juntamente com a nutricionista Melyssa Esser, é responsável pela nova marca brasileira de cosméticos "Sem Rótulo", que tem como foco estimular as pessoas a utilizarem produtos sem ingredientes prejudiciais à saúde (e veganos) e a identificarem ingredientes nos rótulos que causam malefícios à pele. Ao iG Delas , as duas listaram seis atitudes práticas para manter a saúde e evitar o envelhecimento precoce. Confira a seguir:

Água! Peso x 0,35 ml

Cravos, espinhas, irritabilidade, envelhecimento precoce, oleosidade e assim por diante... O corpo é formado especialmente por água, e quando a quantidade de água ingerida durante o dia não é suficiente, isso afeta de forma significativa a qualidade de vida e a saúde da pele.

"Ao ajustar a água no dia a dia de nossos pacientes, já constatamos resultados surpreendentes", conta Laís Theis. A quantidade de água diária, segundo a especialista, varia de pessoa para pessoa, mas ela ensina uma regrinha básica. Multiplicar o peso corporal por 0,35 ml de água ajuda a orientar no volume a ser ingerido por dia e pode, inclusive, evitar tratamentos complexos para a pele.


Minimize os efeitos da glicação

Glicação é o processo em que as moléculas de açúcares e carboidratos se grudam às proteínas do corpo, o que deveria ocorrer de forma lenta e natural ao longo da vida. Porém, em excesso, contribuem para a formação de rugas, flacidez e envelhecimento precoce, além de doenças cardíacas, degenerativas e diabetes.

"Imagine a preparação de uma panqueca. Na panela, se você adicionar muito açúcar, ao cozinhar e se misturar com as proteínas e a massa, ela pode ficar pegajosa, caramelizar de forma exagerada e até estragar. Com a glicação além do normal, acontece o mesmo na pele", exemplifica a nutricionista Melyssa Esser.

Para minimizar ou até reverter os efeitos da glicação, ela orienta usar cosméticos com ativos que protegem o efeito indesejado, como a Niacinamida, vitamina E, vitamina C, e proteção solar, além de evitar consumo de açúcares refinados e alimentos industrializados e apostar em dieta equilibrada com ingredientes saudáveis.

Cacau é aliado da pele. Invista nele!

O cacau é repleto de substâncias benéficas ao corpo e contribui também na regulação do humor, do sono e até do apetite, e tem várias outras vantagens, como ajudar na circulação sanguínea - tudo isso é aliado da pele. Especialistas indicam que, com cerca de uma colher rasa de sopa de cacau por dia, adicionada a frutas ou iogurtes, é possível se beneficiar das propriedades. O cacau, pela presença de flavonoides em sua composição, age no envelhecimento precoce. 

Consuma frutas antioxidantes

Morango, mirtilo, romã, ameixa e outras frutas vermelhas são as "queridinhas" da pele por serem antioxidantes, combaterem os radicais livres e agirem na saúde da pele. O mamão também é mais uma indicação, já que também tem propriedades antioxidantes e ajuda no funcionamento do intestino. A dica das especialistas é consumir as frutas da forma mais natural possível para aproveitar ao máximo suas propriedades.

Pratique exercícios físicos e descanse!

Já é mais do que comprovado que a prática de exercícios físicos é fundamental para um corpo e uma mente mais saudável e equilibrada. O estresse afeta o funcionamento do organismo e traz malefícios à pele. Portanto, as profissionais alertam para a importância de investir um tempo diário nos exercícios, bem como ao descanso e ao sono de qualidade.

Entenda os rótulos dos cosméticos

Ao adquirir um cosmético, muitos não se dão conta que muitas das fórmulas, apesar da embalagem atrativa, estão repletas de produtos que agridem a pele e são prejudiciais à saúde, algumas, inclusive, cancerígenas. É o caso dos ftalatos, parabenos e petrolatos. Portanto, na dúvida, a dica é optar por biocosméticos, produtos veganos que evitam ao máximo o uso de corantes e conservantes. "O que vale é o que está dentro do rótulo e não fora", explicam as diretoras da marca Sem Rótulo.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!