De Ana Castela a Thomas Shelby: a influenciadora Letícia Gomes, de 29 anos, se transforma em várias personalidades por meio da maquiagem
Reprodução/Instagram
De Ana Castela a Thomas Shelby: a influenciadora Letícia Gomes, de 29 anos, se transforma em várias personalidades por meio da maquiagem

De  Ana CastelaRita Lee e Dr. House a Thomas Shelby. Com maquiagem e técnicas de luz e sombra, Letícia Gomes consegue se transformar em qualquer uma dessas personalidades. "É muito impressionante esse poder que a maquiagem tem, a gente pode realmente transformar um rosto só com algumas técnicas", comenta a influenciadora.

O segredo, segundo ela, está em produtos de maquiagem comuns do dia a dia. "O que traz essa impressão de transformação é a técnica de luz e sombra, então, é contorno, corretivo… É o que eu uso para as transformações, só que de uma forma mais acentuada, mais exagerada, para realmente 'transformar' o meu rosto", conta em entrevista ao iG Delas.

As transformações levam, em média, entre 4 e 5 horas. Já os trabalhos mais longos demoraram cerca de 12 horas: foram as maquiagens de Venom, personagem do universo da Marvel, e Skye, da animação "Patrulha Canina". "Às vezes, eu nem paro para comer. Dou só uma beliscadinha, porque eu sinto que eu perco a linha de raciocínio, eu gosto de ir direto. Mas quando foram 12 horas, não teve como. Eu tive que esticar o corpo, relaxar…".

Letícia Gomes exibe maquiagens artísticas de Skye (
Reprodução/Instagram
Letícia Gomes exibe maquiagens artísticas de Skye ("Patrulha Canina") e Venom (Marvel Studios)

Questionada se sente "pena" em precisar remover a maquiagem depois de tanto esforço, Gomes responde de forma bem-humorada: "Eu falo que é um mix de sentimentos. É cansativo você ficar horas ali gravando, então você não vê a hora de tirar a maquiagem porque você ficou bastante tempo com ela, mas ao mesmo tempo, está tão legal que dá dó de tirar. Às vezes, eu fico enrolando, tento aproveitar para criar outros conteúdos".

Celebridades ficam impressionadas com a semelhança

Hoje, a maquiadora de 29 anos acumula mais de 12 milhões de seguidores nas redes sociais e foi notada, inclusive, por celebridades. Ivete Sangalo, Luan Santana e Marcos Mion são apenas alguns dos famosos que já elogiaram o trabalho de Letícia. Além deles, a brasileira também atraiu a atenção de estrelas internacionais, como os atores Ian Somerhalder, do seriado "The Vampire Diaries", e Ed Westwick, de "Gossip Girl".

"Com Ed Westwick e Ian Somerhalder, eu fiquei realmente impactada, até porque eles reagiram à transformação, repostaram. Teve o Daryl [Norman Reedus] também, de 'The Walking Dead', que viu o vídeo, repostou e até me mandou uma mensagem desejando 'Feliz Ano Novo' [risos]", comemora a influenciadora.

"Claro que a gente quer que tenha um alcance legal, que a pessoa veja, mas é surreal, principalmente artistas de fora do Brasil. Parece até impossível de acontecer, às vezes demora para cair a ficha. É muito legal e gratificante ver o nosso trabalho sendo reconhecido", acrescenta.

Para garantir que a transformação fique ainda mais realista, Letícia Gomes também observa os trejeitos e expressões faciais de quem vai homenagear. "Eu assisto a vídeos, filmes para entender como a pessoa fala, como ela age. Acho que dá todo o 'tcham' na transformação, eu falo que é a cereja do bolo".

Entre tantos artistas e personagens nos quais já se transformou, Gomes cita a homenagem que fez para o próprio pai como um de seus trabalhos preferidos. "Foi aniversário dele e eu quis tentar alguma coisa diferente. Eu nunca tinha me transformado em ninguém da minha família", admite ela. "Eu acho até que trazer ele no vídeo, colocar ele lado a lado comigo trouxe essa comparação maior. O impacto é muito grande quando você vê a pessoa do lado", justifica a influenciadora.


Paixão pela maquiagem

A paixão de Letícia por maquiagem começou desde "novinha", segundo ela mesma. "Tenho uma irmã mais velha e ela sempre foi muito vaidosa. Às vezes, ela me maquiava e aí eu fui pegando gosto, pegava as maquiagens dela e fazia em mim. Com uns 12 anos, eu comecei a me maquiar sozinha, ter os meus produtinhos", comenta. "Foi bem na época de Rebelde, que eu queria ser a Roberta", relembra a maquiadora, referindo-se à personagem interpretada pela atriz Dulce María na novela mexicana.

Esse interesse por "incorporar" personagens a acompanhou desde então. Mas foi somente em 2015 que ela decidiu fazer um curso para se tornar maquiadora profissional. As transformações começaram um ano depois, como um hobby . "Eu tinha visto um vídeo de uma italiana [Lucia Pittalis] e fiquei superimpressionada", recorda ela. "Falei: 'Vou tentar'. A primeira que eu fiz foi do Jack Sparrow [do filme 'Piratas do Caribe'], foi até uma inspiração nela".

A brasileira afirma que aprendeu a fazer suas transformações a partir de muita observação: "Quando eu vi o vídeo da Lucia, não tinha tutorial, não tinha um passo a passo, era só o resultado da maquiagem. Então, foi muito de ' feeling' , de sentir o que eu poderia fazer com a maquiagem, as técnicas que eu poderia usar".

Já quando questionada sobre a possibilidade de futuramente oferecer um curso sobre suas técnicas de maquiagem, Gomes deixa no ar: "Eu tenho que sentir mesmo dos meus seguidores se eles realmente têm interesse em aprender a se transformar em alguém ou se é mais uma admiração, um entretenimento. Eu quero realmente sentir isso antes".

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

** Gabrielle Gonçalves é jornalista formada pela UNESP e atua como repórter do iG Delas e do iG Receitas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!