Mit dem internet haben personen in der ganzen welt die Möglichkeit, andere zu beeinflussen. Não conseguiu entender?? Bem, se você não fala alemão, não mesmo. Em português, quer dizer que, com a internet, pessoas de todo o mundo puderam se tornar influencidadoras. Mas pensa em um vídeo do YouTube, por exemplo. Você só vai entender se falar a língua da pessoa ou, então, se tiver legenda em seu idioma. Mas muitos vídeos que ensinam tutoriais de maquiagem e de beleza não contam com esse recurso. E aí está o desafio dos surdos que querem acompanhar esse tipo de passo a passo. 

Leia também: Homem pede namorada surda em casamento assim que ela ouve pela 1ª vez

Para incluir surdos, Nathalia da Silva, Larissa Jorge  e Kitana Dreams passaram a fazer os próprios vídeos de maquiagem
Reprodução
Para incluir surdos, Nathalia da Silva, Larissa Jorge e Kitana Dreams passaram a fazer os próprios vídeos de maquiagem

Felizmente, já existem YouTubers surdos na plataforma que usam a língua de sinais. Larissa Jorge, Nathalia da Silva e Kitana Dreams são responsáveis por quase 33 mil seguidores na plataforma e mais de 1,6 milhão de visualizações. Todas foram influenciadas pelo mesmo motivo: o amor pela maquiagem.

Larissa, de 25 anos, é a que mais tem seguidores, reunindo 24.170 inscritos em seu canal. Ele surgiu após inúmeros e-mails enviados para YouTubers, pedindo para que eles colocassem legenda nos vídeos. “Não retornaram, e fiquei pensando como as surdas aprenderiam maquiagem", afirma em entrevista ao Delas.

A primeira inspiração foi a americana Michelle Phan, que, apesar de não ser surda, não fica falando no meio dos tutorias. A explicação vem por cima do vídeo, apenas no áudio. Larissa pensou, então, que poderia se aventurar no YouTube. O apoio do público serve de motivação para que a moradora de Imbituba, em Santa Catarina, continue com o trabalho.

Autodidata

Sem precisar fazer qualquer curso de maquiagem, Kitana, que é natural do Rio de Janeiro, se tornou maquiadora. A Drag Queen, de 37 anos, viu no YouTube uma forma de divulgar seu trabalho. Além disso, ela também sentia falta de vídeos feitos por surdos. Segundo Kitana, a produção por pessoas com deficiência auditiva acabou unindo ainda mais a comunidade surda.

undefined
Facebook/ Kitana Dreams/ Reprodução

Nathalia se inspirou em Kitana para iniciar seu canal, e as duas já fizeram vários vídeos juntas

Leia também: Batom metálico é o novo queridinho; especialista explica como usar

“O retorno é maravilhoso. Recebo muitos elogios e isso me dá mais e mais vontade de continuar fazendo vídeos", conta Kitana, cujo nome é inspirado em uma personagem do jogo Mortal Kombat. Apesar de não ter tantos inscritos quanto Larissa, ela é a que mais reúne visualizações nos vídeos: 793.123.

Ex-dançarina

Inspirada por Kitana e outras YouTubers, Nathalia decidiu criar seu canal em abril de 2013. Ela costumava ser dançarina - consegue seguir a música memorizando a sequência de passos e também sentindo a batida - e começou a se interessar pela maquiagem ao ver as companheiras se preparando para as apresentações.

“No começo, foi difícil, pois eu tinha de tentar compreender os tutoriais de maquiagem das YouTubers. O curso também foi difícil, já que não tinha intérprete para mim, mas felizmente eu consegui acompanhar as aulas e obtive sucesso.”

Você viu?

A moradora de São Bernardo, no ABC paulista, já é maquiadora há quatro anos. Um dos seus objetivos no YouTube é apoiar as pessoas com deficiência, facilitando a comunicação. “A minha reclamação [em relação aos produtores ouvintes] é a falta de legenda nos vídeos. Minha sugestão é colocar, já que isso é a maior – e a melhor – acessibilidade para os surdos. E não adianta ativar a legenda automática, pois é toda errada.”

Inclusão

As três cresceram no meio de ouvintes, estudaram, se especializaram, mas, independentemente de qualquer conquista, não se sentiam incluídas em um universo que veio, justamente, para dar maior espaço para as taxadas minorias. Segundo Larissa, o sentimento era de angústia por acabar perdendo informações que só eram passadas por meio da fala.

Leia também: 3 maneiras diferentes de fazer o charmoso delineado nos olhos

“Eu fico feliz ao assistir vídeos com a língua de sinais, porque é nossa língua, nós entendemos o que quer dizer. Me dá mais prazer assistir vídeos em Libras do que vídeos de ouvintes com legendas em português, que é minha segunda língua”, completa Nathalia.

Apesar disso, todas as três incluem legendas em seus vídeos para que até mesmo ouvintes possam acompanhar o trabalho.

Dicas de beleza

Este é um canal de beleza, sendo assim, não poderiam faltar algumas dicas dadas por Larissa, Kitana e Nathalia. A primeira delas é sempre beber bastante água. A hidratação, segundo as YouTubers, é essencial para manter a pele saudável. Outra dica importante é usar sempre protetor solar, até mesmo em dias nublados e chuvosos.

Larissa prefere lavar os cabelos com água fria ou morna, nunca quente, já que altas temperaturas podem fazer mal para o cabelo. A catarinense sempre limpa o rosto antes de passar maquiagem para que a fixação seja maior e o rosto não fique com o aspecto oleoso, além disso, usa água gelada para fechar os poros. Ela também nunca se esquece de tirar tudo antes de dormir.

Já Nathalia tem um truque bem interessante para quem ainda não tem aquelas esponjinhas para fechar o make. Em um de seus vídeos, ensina como fazer uma em casa usando uma bexiga ou até adesivo para seios. Para a hora de passar a maquiagem, ela prefere as mãos aos pincéis.

O famoso óleo de coco  também está na listinha de compras da paulistana, que o indica na hora de tirar a maquiagem e, no caso dos homens, pra diminuir a irritação após se barbear. A barba, inclusive, pode ser corrigida, se tiver algumas falhas, usando uma sombra.

Kitana é mais direta entre as YouTubers que fazem vídeos para surdos. Para ela, o principal é preparar bem a pele. Entretanto há uma dica ainda mais importante: “Sempre esteja de bem com a vida, alto astral, nunca de deixe abater. Assim, você vai ficar sempre com a pele boa”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!