Isolamento na pandemia precipitou crise em alguns relacionamentos, mas mais casais buscam ajuda profissional
FreePik
Isolamento na pandemia precipitou crise em alguns relacionamentos, mas mais casais buscam ajuda profissional

Os últimos dois anos foram universalmente tumultuados, e os terapeutas de casais dizem que lidam com as consequências disso em suas consultas todos os dias. Mesmo agora, quando a pandemia não domina mais a vida cotidiana, muitas pessoas continuam trabalhando, comprando e passando tanto tempo on-line que contam com seus parceiros para atender às suas necessidades sociais e emocionais.

"No meu consultório, vejo o fardo que essa tendência coloca nos relacionamentos românticos primários", disse Laura Silverstein, assistente social clínica licenciada e autora de “Love Is an Action Verb". Muitos dos casais de Silverstein estão presos no “modo de sobrevivência isolado”, disse ela. Seus relacionamentos são sobre gerenciar tarefas domésticas, nada mais. Outros casais esqueceram como se divertir, ela disse, ou como é importante ter interações espontâneas com o mundo exterior. Alguns ainda estão processando o trauma.

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!


As sete perguntas aqui te ajudarão a verificar se está em um relacionamento que ainda se recupera da pandemia ou se há muito tempo voltou à antiga rotina, sem uma pausa para conversar. Os conselheiros de casais e terapeutas sexuais que sugeriram essas questões disseram que elas devem desencadear uma conversa interessante (quer você esteja em um relacionamento de décadas ou relativamente novo) e se tornar mais fáceis de perguntar e responder com a prática.

1. O que gostamos de fazer juntos para nos divertirmos?

Uma teoria-chave sobre por que os casais se divorciam ou ficam insatisfeitos um com o outro é que a sensação de alegria, paixão e positividade geral que eles tiveram no início se desgastam com o tempo, disse Sarah Whitton, psicóloga e diretora do programa de pesquisa Today's Couples and Families da Universidade de Cincinnati. A atração física e os hormônios não são as únicas razões pelas quais os relacionamentos são excitantes nos primeiros dias. “Nós gastamos nosso tempo fazendo atividades divertidas”, disse Dr. Whitton.

Siga também o perfil geral do Portal iG no Telegram!

Ele incentiva os casais a pegarem um calendário, olharem para a última semana ou mês e perguntarem: “Quantos minutos passamos realmente fazendo algo divertido e prazeroso juntos?” Então, eles podem seguir por esse caminho.

2. Quem tira o lixo agora?

A pandemia abalou a forma como os casais dividem o trabalho doméstico e, embora alguns dados sobre casais heterossexuais sugiram que as coisas se tornaram mais igualitárias em casa, em muitas outras famílias, os bloqueios exacerbaram as disparidades de gênero existentes.

Galena Rhoades, psicóloga clínica e professora de pesquisa da Universidade de Denver, acha que todos os casais deveriam passar algum tempo discutindo deliberadamente como dividiram os cuidados com os filhos e as tarefas domésticas e se isso está funcionando logística e emocionalmente.

“Reserve um tempo específico para falar sobre quem faz o que e quais papéis você quer ter daqui para frente”, disse ela. Planeje como faria para uma reunião de negócios, disse o Dr. Rhoades. Saiba sobre o que você quer falar e minimize as distrações. Seja o mais explícito possível sobre quem vai fazer o quê, então dê à nova rotina algumas semanas antes de ter essa conversa novamente.

3. Do que gostamos em nossa vida sexual?

Se os casais estão em uma rotina sexual – e há evidências de que os americanos estavam fazendo menos sexo com parceiros e até se masturbando com menos frequência mesmo antes da pandemia –, eles tendem a se concentrar nos negativos, disse Tammy Nelson, terapeuta sexual e autora de “Open Monogamia: um guia para co-criar seu acordo de relacionamento ideal.”

Mas ela acredita que é muito mais eficaz se concentrar no que está funcionando. “Você não muda sua vida sexual dizendo: ‘Eu odeio quando você vai para a esquerda’. Ela incentiva as pessoas em relacionamentos a citar uma coisa que apreciam em sua vida sexual. Pode ser algo que eles fizeram juntos há 20 anos ou pode ser um gesto sutil, como a forma como um parceiro toca o rosto do outro. Concentrar a atenção nesses momentos – e discuti-los abertamente juntos – pode ajudar a reacender a “energia erótica”, disse o Dr. Nelson.

4. Como nos ajudamos em tempos difíceis?

Sempre que vocês passarem por um período difícil juntos, é importante reservar um tempo para fazer um debriefing, disse Silverstein. O que funcionou? O que não aconteceu? Mesmo que os últimos anos tenham sido traumáticos para você e seu parceiro por vários motivos, a maioria dos casais pode identificar o que ela chama de micromomentos quando eles se manifestam.

Outra maneira de pensar sobre isso é: “Como confiamos um no outro e como isso foi para cada um de nós?” sugeriu Jesse Kahn, assistente social clínico licenciado e diretor do Centro de Terapia de Gênero e Sexualidade na cidade de Nova York.

5. Ainda estamos na mesma página sobre a monogamia?

A monogamia significa muitas coisas para muitas pessoas, disse o Dr. Nelson, e isso não é verdade apenas para aqueles em relacionamentos abertos. Ela incentiva seus clientes a atualizarem regularmente seus “acordos de monogamia” discutindo os detalhes de quais formas de apego eles consideram aceitáveis ​​fora de seu relacionamento principal e perguntando se elas mudaram.

Seja específico. Talvez você e seu parceiro tenham concordado há muito tempo com a fidelidade sexual. Mas e as conversas on-line? “E coisas como pornografia?” Dr. Nelson perguntou. “Que tal flertar com um amigo? Que tal almoçar com um ex?”

6. O que está preocupando você e que você ainda não me contou?

Rafaella Smith-Fiallo, uma assistente social clínica licenciada e terapeuta sexual e de casais, acredita que esta é uma boa pergunta para as pessoas fazerem aos seus parceiros regularmente (como diariamente ou semanalmente), mas também pode ser útil colocar em momentos maiores de transição. Você está abrindo a porta para que seu parceiro seja vulnerável com você, ela disse, e lembrando a ambos que vocês são uma equipe.

Resista ao impulso de tentar resolver os problemas imediatamente. Em vez disso, pratique a escuta ativa, disse Smith-Fiallo. “Pode ser estranho. Pode ser confuso. Pode ser desconfortável”, disse ela. “Mas abra espaço para isso, sabendo que vocês estão nisso juntos.”

7. Como posso ajudá-lo a se sentir mais amado?

"Eu apenas acho que esta é uma bela pergunta", disse Silverstein, que a atribui ao conhecido pesquisador de casamento John Gottman. As pessoas que procuram fortalecer seu relacionamento romântico geralmente se concentram em pedir o que querem e o que precisam, o que é importante, disse Silverstein. Mas fazer essa pergunta é uma maneira clara de comunicar o quanto seu parceiro é importante para você.

"Queremos criar uma cultura em nossas conversas com nossos parceiros em que peçamos o que precisamos, mas também sejamos generosos e nos ofereçamos para atender às necessidades deles", disse Silverstein.

 Como ter essas conversas

Essas perguntas podem ser espinhosas, então os especialistas dizem que os casais devem planejar com antecedência e realmente tentar usar suas melhores habilidades de comunicação. Não pergunte a eles quando estiver ocupado alimentando seus filhos com café da manhã ou quando seu parceiro estiver meio dormindo. Seja atencioso ao encontrar um horário que funcione para vocês dois.

Pode ser útil falar na primeira pessoa ao discutir seu relacionamento, acrescentou a Sra. Smith-Fiallo. Então, em vez de dizer algo como “Você me fez sentir”, tente algo como “Quando isso aconteceu, eu me senti XYZ”, ela explicou. (Todos os especialistas mencionaram que alguns casais achariam essas conversas muito mais fáceis e construtivas com a ajuda de um terapeuta.)

Então, pratique, pratique, pratique. O objetivo é criar uma cultura de comunicação em seu relacionamento, onde você tenha um encontro diário, semanal, mensal e anualmente, disse Smith-Fiallo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!