Apesar de ser uma situação triste (e até perigosa), não é difícil encontrar pessoas que já se iludiram com um "crush". Você conhece uma pessoa interessante, acha que ela é incrível, cria expectativas, mas, no fim, descobre que ela não era nada daquilo. Muitas vezes, isso acontece porque, para impressionar, algumas pessoas contam "mentirinhas" quando estão conhecendo alguém novo, algo comum para quem usa aplicativos de namoro.   

Leia também: Pesquisa aponta quais esportes deixam as pessoas mais "atraentes" no Tinder

Muitas pessoas acabam mentindo para impressionar em aplicativos de namoro e também nos primeiro encontros
Shutterstock
Muitas pessoas acabam mentindo para impressionar em aplicativos de namoro e também nos primeiro encontros


De acordo com uma pesquisa realizada pelo ParPerfeito, um dos mais populares aplicativos de namoro, 37% dos homens e 38% das mulheres já falaram algum tipo de mentira para o pretendente durante a paquera. O problema é que, depois desse contato virtual, a tendência é partir para algo real, e essa pequena (ou grande) mentirinha pode virar um balde de água fria.

Pensando nisso, a consultora de relacionamento do ParPerfeito, Marina Simas, elaborou um guia rápido com dicas para que pessoas solteiras tentem identificar possíveis "furadas"; confira:

1. Leia os sinais que ele dá ao vivo

Segundo Marina, é muito importante prestar atenção aos menores detalhes para perceber se o homem está mentindo ou não. Em um encontro, note se ele desvia os olhos, se a entonação da voz muda, se as mãos estão suando, se ele está ansioso e se as histórias são muito detalhadas. Para ela, esses sinais podem indicar que ele não está sendo totalmente verdadeiro.

2. Como identificar uma mentira nas redes sociais? 

Nas redes sociais e aplicativos de namoro, é muito mais fácil de mentir. Segundo a consultora de relacionamento, muitas vezes as pessoas utilizam essas plataformas para fantasiar algo que gostariam de ser ou de viver, e, por isso, é importante não acreditar em tudo o que se vê por lá. Se desconfiar de algo, não tenha receio de questionar a pessoa por telefone ou até mesmo pessoalmente, pois essa é a forma mais fácil saber se ela está dizendo a verdade.

Leia também: Solteira? Veja 5 apps que podem ajudar a engatar um namoro

3. Relevar e persistir ou partir para outra?

Existem vários tipos de mentiras e é realmente difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha dito uma sequer. Sendo assim, a especialista afirma que é preciso avaliar se vale a pena ou não dar uma segunda chance para o paquera. Muitas vezes, a mentirinha é algo leve que não é capaz de ditar o caráter da pessoa, então, nesse caso, se você curtiu realmente o "boy", não é preciso ser tão radical.  

4. O que leva as pessoas a mentirem?

Marina explica que as pessoas metem por inúmeros motivos, e, sendo assim, cada caso é um caso. Pode ser algo fruto de uma brincadeira, uma fantasia ou até um sonho, mas também pode ser uma atitude atrelada a outros fatores, como manipulação, controle, insegurança e falta de experiência. Tudo isso, pode motivar uma pessoa a não ser totalmente verdadeira.

5. Como agir quando descobrir uma mentira?

Ao descobrir algo assim, você pode querer desmascarar o pretendente (principalmente se você percebe que ele é uma pessoa é insegura), mas isso, segundo Marina, não é o melhor a se fazer. Para ela, o ideal é simplesmente se afastar. Para que isso seja mais fácil (e para que a pessoa não tenha escapatória quando for "desmascarada"), evite criar vínculos precipitadamente.

Leia também: O relacionamento virtual é uma furada? Veja relatos de quem viveu isso

6. Como saber se a mentira é prejudicial para um novo relacionamento?

Bom, tudo depende. Em alguns casos, a mentira gera estresse, falta de confiança e descrença, principalmente para quem tem uma personalidade forte ou teve uma educação mais rígida. Nesse caso, é complicado manter a relação. Por outro lado, há pessoas que são mais maleáveis e entendem que uma mentirinha aqui e outra ali em aplicativos de namoro são contadas na hora da sedução para tentar uma aproximação, e isso pode até ser visto como algo romântico e até mesmo bonitinho.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!