É muito comum ouvir sobre dietas que indicam redução ou até o corte de carboidratos na rotina, conhecidas como low carb. Mas a coach de emagrecimento Elaine Rodrigues não concorda com a vilanização do carboidrato e faz ressalvas a dietas muito restritivas. 


Carboidratos de baixo índice glicêmico podem ser seus aliados na perda de peso
Freepik/reprodução
Carboidratos de baixo índice glicêmico podem ser seus aliados na perda de peso


“Isso está completamente errado. Ele é um dos nossos grandes amigos para a queima de gordura. Para quem não sabe, o carboidrato é um dos macronutrientes para o organismo.”, afirma a especialista.

Não apenas não é necessário fugir do carboidrato, como é possível usá-lo como seu aliado em uma dieta para emagrecimento. “Inserir carboidratos com baixo índice glicêmico em 80% das refeições e dar preferência a alimentos com baixo grama de carboidrato é um ótimo caminho. A quantidade e velocidade que esses alimentos produzem de açúcar é muito menor que alimentos como farinha branca e doces por exemplo”, explicou Elaine.

A coach explica como uma dieta restritiva pode levar até à um transtorno alimentar, como a compulsão. “A questão é que nos momentos de restrição um quadradinho de chocolate, um biscoitinho recheado, um bombom parece não ser suficiente. O desespero bate, a pessoa come rápido sem ao menos saborear, e precisa comer muito mais pra sentir o gosto”

Para manter uma dieta equilibrada, Elaine indica que não se corte os carboidratos, apenas reduza; priorize comer os carboidratos antes ou após fazer exercícios. “Alguns carboidratos que têm índice glicêmico menor que 55, isto é, baixo, são batata doce, cenoura, pão integral e lentilhas”, indica a coach.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!