O iogurte é saboroso e muito nutritivo e uma das provas de que o alimento proporciona benefícios é o fato de ele ser comumente indicado para compor uma alimentação balanceada. Se você quer inserir o produto na dieta, vale a pena conferir essas dicas.
Leia também: Frutas, vegetais e mais: quanto comer desses alimentos para emagrecer rápido
A principal diferença entre os tipos de iogurte está no processamento realizado pela indústria alimentícia. Alguns podem apresentar mais calorias do que outros, por exemplo, por isso é importante saber qual é o mais indicado para integrar sua dieta balanceada.
Iogurte natural ou integral
De acordo com a nutricionista Ellen Silva, consultora da loja Açaí 61, esse tipo é feito com leite integral e fermentos lácteos, que são bactérias benéficas, e não tem nenhuma alteração na composição, e isso o faz ser uma boa opção para consumo.
Iogurte light
Se comparado ao produto original, a versão light apresenta redução de 25% em algum nutriente, que pode ser o valor calórico, carboidratos, lipídios ou proteínas. Ele não tem nenhuma contraindicação. Porém, a nutricionista alerta que, no caso de pessoas com diabetes, é melhor optar pelo tipo diet.
Se o seu objetivo é perder peso, vale a pena colocar o alimento na dieta, conforme explica Ellen. "Associado a uma alimentação balanceada, o iogurte ajudará na saciedade, que auxilia na perda de peso", diz.
Você viu?
Leia também: Do café ao jantar: saiba a hora exata que você deve comer para emagrecer
Iogurte desnatado
O tipo desnatado se difere dos outros por não apresentar gordura em sua composição. Além disso, ele é marcado por uma redução de gorduras, o que o torna uma boa opção para quem deseja emagrecer ou tem colesterol alto.
Iogurte grego
Com textura mais cremosa que os tipos comuns, o grego proporciona muitos benefícios à saúde. Nele, o soro do leite é removido e seu sabor fica mais leve e menos ácido. A nutricionista destaca que o alimento colabora com o funcionamento intestinal, fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir osteoporose.
Para completar, sua riqueza de proteínas coopera com o aumento da sensação de saciedade e reduz a vontade de comer, ou seja, também é indicado para quem quer emagrecer. Em algumas versões, entretanto, ele aparece com calda de frutas, chocolate e açúcar, e isso o faz mais calórico.
O iogurte grego pode ser consumido com diversos acompanhamentos, e o creme de frutas é uma das sugestões de Ellen. "Normalmente, os cremes de frutas são preparados com creme de leite, leite condensado e iogurte, o que aumenta o valor calórico. O creme de frutas, quando preparado com o iogurte grego tradicional ou o caseiro, valoriza todos os benefícios dele e se torna uma opção mais saudável", explica ela.
Leia também: 10 alimentos com vitamina B12 para incrementar sua alimentação e sua saúde
Creme de frutas fitness
A nutricionista ainda ensina a fazer um creme de frutas com iogurte que não engorda. "Utilize o iogurte grego com frutas, sem adição de açúcar, adoçando com a própria fruta. A marca de iogurte e fruta podem ser de sua preferência. O coringa no caso do creme de frutas é a adição de açúcar ou não", finaliza.