Há tempos a tapioca caiu no gosto de quem faz dieta e segue uma vida fitness. A base da receita é feita com farinha de mandioca e, por isso, não tem glúten, apontado como um ingrediente que contribui para o inchaço abdominal e que também deve ficar longe do cardápio de quem tem alergia ou intolerância. A tapioca foi incrementada com ovos e ganhou o nome de crepioca. Agora, a nova moda é deixar a farinha de mandioca de lado e apostar na crepipoca. 

Leia também: 6 ideias para substituir o pão no café da manhã

Tapioca já virou crepioca e, agora, ganha versão chamada crepipoca
shutterstock
Tapioca já virou crepioca e, agora, ganha versão chamada crepipoca


O nome até pode ter ficado um pouco complicado, mas dá dicas do que se trata o prato. A crepipoca é uma crepioca feita com farinha de pipoca . O resultado é um prato considerado saudável e também bem menos calórico que o tradicional. Segundo a empresária Sabrina Schmidt, da Pipoca de Colher, a farinha de mandioca da tapioca clássica tem cerca de 45 calorias por colher. Já a farinha de pipoca é bem mais "magra", com apenas 6,5 calorias na mesma porção. 

Mais sobre a farinha de pipoca

Já é possível encontrar essa farinha já pronta em lojas de produtos especializados e também em casas de cereais. De acordo com Sabrina, esse produto é feito com milho especial de pipoca expandido que é processado em moinho. 

Além de ser um alimento de baixa caloria , o produto também não contém glúten - portanto essa nova moda fitness segue satisfazendo os intolerantes ou alérgicos e também aqueles que se sentem melhor eliminando ou reduzindo o consumo desse ingrediente. Ainda possui uma boa quantidade de antioxidantes e tem baixo índice glicêmico - diferente da farinha de tapioca ou crepioca tradicional, que é rapidamente absorvida pelo corpo. 

Sabrina lembra que essa farinha low carb é também uma fonte de fibra, item fundamental para o bom funcionamento do organismo e que dá uma ajuda e tanto quanto o assunto é dieta, já que ajuda na absorção de nutrientes e também no processo de digestão. "As fibras ainda são extremamente importantes para diversas atividades do nosso organismo, como reduzir o colesterol total, ajudar a controlar a glicemia e o bom funcionamento do intestino", lista a empresária. 

Leia também: Farinhas low carb - como preparar em casa e receitas para inclui-las na dieta

Versões da crepipoca

A farinha de pipoca pode ser usada em diversas receitas de pães e bolos, mas a tal crepipoca é, sem dúvida, algo bem simples de incluir no dia a dia. Para preparar, basta misturar uma ou duas colheres de sopa da farinha - dependendo da sua fome - com um ovo e uma colher de sopa de água. Depois, "frite" a crepipoca em uma frigideira antiaderente. 

Sabrina diz que a versão com uma colher fica com cerca de 76,5 calorias e é indicada para as dietas low carb. Com duas colheres ela fica com 83 calorias, mas também acaba sendo uma receita com mais fibras. 

A imagem mostra, da esquerda para a direita, a uma crepioca tradicional, a crepipoca e a crepipoca low carb
Divulgação
A imagem mostra, da esquerda para a direita, a uma crepioca tradicional, a crepipoca e a crepipoca low carb


Passo a passo da massa

Para uma crepipoca fofinha, a indicação é começar batendo bem o ovo com um garfo até que ele fique espumado e homogêneo. Só depois deve ser acrescentada a farinha e a água. Volte a mexer até obter uma massa também homogênea, sem grumos. 

Escolha uma frigideira ou panquequeira antiaderente - assim não precisará usar nenhum óleo ou manteiga para untar - e aqueça em fogo baixo. Despeje a massa - receita serve uma porção - e deixe no fogo até que a parte de cima fique toda cozida. Vire o disco da massa e e cozinhe do outro lado. Quando os dois estiverem dourados, depois de alguns minutos, a crepipoca está pronta. 

Leia também: Tire suas dúvidas sobre dieta lor carb e veja sugestão de cardápio para uma semana

Se quiser aproveitar a massa e fazer um pão de queijo light, basta acrescentar ao preparo uma colher de sopa de requeijão light ou sem lactose e uma colher de sopa de queijo ralado. Nesse caso, comece batendo o ovo e, em seguida, acrescente os demais ingredientes - menos a farinha - e mexa. Coloque a farinha com cuidado, incorpore à massa e leve para frigeira como a crepipoca clássica. Você pode consumir apenas a massa ou escolher um recheio se sua preferência. 

Sugestões de recheios para a crepipoca

Para manter o prato dentro da dieta, é preciso atenção aos recheios. De nada adianta uma massa levinha e cheia de bons nutrientes e completá-la com ingredientes gordurosos, molhos e guloseimas. 

Para ajudar nessa escolha, o chef Boteghim, chef executivo do Buffet St. Moritz, ensina três receitas: 

Crepipoca gourmet de brie com geleia de pimenta

100 gramas de Brie cortado em fatias
1 colher a gosto de geleia de pimenta 

Antes de virar a crepipoca para grelhar o segundo lado, recheie o lado que já foi grelhado com as fatias de brie e geleia de pimenta. Dobre e volte ao fogo para terminar de cozinhar por mais 2 minutos.

Crepipoca light de espinafre com cottage temperado

3 xícaras de espinafre desfolhado
1 colher de café de azeite
½ xícara de queijo cottage
1 limão siciliano
Sal e pimenta a gosto
2 colheres de salsinha bem picada (a gosto)

Para começar, refogue o espinafre com azeite, o sal e a pimenta.  Reserve esse preparo. Raspe a casca do limão, tire o suco e misture com o queijo. Faça a crepipoca e recheie com o espinafre e o queijo com limão siciliano. 

Crepipoca low carb de cogumelos, tomate e ervas

100 gramas de cogumelos da sua preferência (pode optar entre cogumelos paris, shitake ou shimeji)
1 colher de café de azeite
1 colher de sopa de salsinha
1 colher de sopa de alecrim
1 colher de sopa de tomilho
Sal do Himalaia a gosto
50 gramas de tomate cereja partido em quatro 

Coloque o azeite na panela e, quando estiver quente, acrescente os cogumelos. Deixe dourar. Baixe o fogo, acrescente as ervas e o sal, e mexa até incorporar. Desligue o fogo e coloque os tomates. Está pronto. Agora é só rechear a sua crepipoca.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!