A marca cria ação para mobilizar a sociedade diante o tema
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A marca cria ação para mobilizar a sociedade diante o tema


“Eu não me olhava no espelho, penteava meus cabelos através do reflexo da sombra na parede”. “Me sentia depressiva, sem autoestima e sem nenhuma vontade de me arrumar”. “É difícil dizer o que machucou, mas ao mesmo tempo é necessário para conseguir me libertar”. Esses são os depoimentos de Marli Timóteo, 55 anos, Mônica de Melo, 51 anos, e Rosângela Rosa, 46 anos, que fazem parte do projeto “Isso é Mais que um Batom”, da Vult em parceria com a ONG Turma do Bem e o Instituto Maria da Penha e que visa resgatar o orgulho e a autoestima de mulheres em situação de violência doméstica.

Pesquisas recentes comprovam que a violência doméstica é um cenário cada vez mais alarmante no Brasil: três a cada dez mulheres já foram vítimas no país, número que representa mais de 25,4 milhões de brasileiras, segundo a 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, divulgada em novembro de 2023 pelo Instituto DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV). Além disso, 74% das mulheres afirmaram ter percebido aumento dessa violência e 67% daquelas que já sofreram esse tipo de agressão praticada por um homem afirmam que ele era seu parceiro íntimo.

Para colaborar com a transformação dessa realidade, Vult anuncia uma iniciativa inédita por meio do lançamento de um produto social, apoiando o resgate da autoestima e do orgulho de mulheres que tiveram a boca como alvo durante as agressões e que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a urgência do enfrentamento à violência contra a mulher.

“Sabemos que em casos de violência muitas vezes o alvo principal é a boca e, por isso, queremos multiplicar sorrisos e ampliar a voz dessas brasileiras, para que contem suas histórias e inspirem a sociedade como um todo. O projeto busca construir, a partir de exemplos reais, um movimento de sensibilização e conscientização que fomente o resgate do orgulho feminino, consolidando ainda mais o compromisso de Vult neste território”, afirma Renata Gomide, VP de Consumer do Grupo Boticário.

Como ponto de partida para o movimento lançado pela marca neste mês de março, Vult já viabilizou a transformação dos sorrisos da Marli, Mônica e Rosângela, atendidas pela ONG Turma do Bem, a partir do projeto Apolônias do Bem, que oferece tratamento odontológico integral e gratuito às mulheres que tiveram a dentição afetada em situações de violência.

“O próximo passo para ajudar um número muito maior de brasileiras que vivenciam essa triste realidade acontecerá por meio do lançamento de um batom especial que terá venda 100% revertida à Turma do Bem”, afirma Renata Gomide. Com o valor, a organização poderá apoiar mais mulheres que precisam de ajuda, proporcionando tratamentos que variam em sua complexidade.

"Nosso trabalho não foca apenas na estética, mas, especialmente, em devolver dignidade para as pacientes, tornando-as inteiras novamente. São histórias de dor e violência que destruíram a autoestima destas mulheres. Quando elas chegam no consultório, algumas trazem consigo um batom desgastado, seco, quase um símbolo da perseverança, prontas para pintar os lábios com um novo sorriso. Com o tempo, compreendi a magnitude desse simples gesto, o quanto representa para elas: o renascimento. E para que nosso trabalho siga em frente, dependemos do apoio e do engajamento da sociedade. Só assim conseguiremos alcançar um maior número de mulheres que, muitas vezes, precisam desse primeiro passo para recomeçar suas vidas”, ressalta o dentista Fábio Bibancos, que lidera o projeto“Isso é mais que um Batom”. 

Em um filme emocionante, Vult conta a história da Mônica, da Rosangela e da Marli, que enfrentaram a violência de perto. O vídeo reforça relatos que não são únicos e fazem parte da realidade de milhões de brasileiras. Focando no resgate da autoestima e do orgulho, a campanha mostra mulheres que após o tratamento odontológico voltaram, aos poucos, a sorrir - e a passar batom, além de lançar oficialmente o novo batom, produto social que viabiliza a ampliação do projeto.

Ao final do filme, e em uma só voz, essas mulheres mostram que juntas é possível recomeçar, embaladas pelo trecho da música ‘Pra Todas as Mulheres’, da cantora Mariana Nolasco: “Abafaram nossa voz, mas esqueceram de que não estamos sós”, que faz parte da trilha da campanha.

Toda a campanha foi idealizada e desenvolvida pela agência PROS. “Dar luz à violência doméstica é uma maneira de reconhecer que esse é um problema social, urgente e coletivo. Enquanto agência liderada por mulheres, acreditamos que nosso papel pode ser uma ferramenta poderosa para ampliar a visão da sociedade e construir pontes que nos permitam apoiar aquelas que precisam. Ao lado de Vult, marca que tem um alcance gigante e que conversa diariamente com esse público, podemos não só conhecer e transformar essas histórias, mas criar um futuro de mais esperança para as meninas de hoje”, afirmam Daniela Graicar e Fernanda Tchernobilsky, Co-CEOs da PROS.

O filme foi divulgado nas redes sociais da marca e a campanha ainda conta com mídia OOH em mobiliários urbanos, com formato estático, localizado nas áreas dentro do raio das delegacias da mulher em São Paulo.

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