Com mais de 900 mil seguidores no Instagram, ela é criadora da marca de cosméticos LPBeauty, com menos de um ano de mercado e faturamento de R$ 30 milhões, conhecida por seus batons, base e skin care de alta qualidade. Letícia de Paula, CEO da marca, começou cedo sua trajetória. Aos 15 anos já estava imersa no mundo da maquiagem, no qual é 100% autodidata.
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Nascida em Osasco, sempre quis mais para sua vida e sua família. Enquanto seus amigos queriam festa de 15 anos e carro, Letícia queria empreender e já na adolescência descobriu uma paixão: a maquiagem. Aos 17 anos já tinha terminado o ensino médio e entrou em uma faculdade pública para cursar comércio exterior. Enquanto estudava e trabalhava, Letícia começou a maquiar as amigas de graça. A clientela aumentou, e ela então começou a cobrar um valor simbólico.
"Eu trabalhei como CLT, mas sabia que seria um caminho mais longo para minha independência financeira. Quando senti a segurança, peguei os R$ 2 mil da rescição, e investi na maquiagem. E mostrava tudo na internet, Snapchat, Facebook, Instagram, tinha uns 10 mil seguidores e compartilhava minha rotina com eles", lembra. "Montei um estúdio de maquiagem, aluguei por R$ 1.500, e os 500 reais que sobrara investi em uma penteadeira usada. A maquiagem era o que eu tinha para uso pessoal, tudo muito singelo, mas enxergava potencial". conta.
A troca com a internet sempre fez parte da trajetória de Letícia. Ela aprendeu tudo na rede e também expôs tudo na internet. E foi pela internet que ela conquistou alunas para os cursos que passou a ministrar. Naquele momento, ela explodiu como professora de maquiagem. "Virei uma maquiadora que ministra curso profissionalizante. Cresci muito dando curso, é um nicho comm valor agregado mais alto", avalia.
Em pouco mais de um ano, Letícia montou espaço na Faria Lima, onde formava profissionais. Rodou o Brasil fazendo workshops e foi para o exterior, em países como Irã, EUA, Paraguai, etc. Na metade de 2019, Letícia já tinha sua agenda fechada para 2020, mas então veio a pandemia. Com uma marca construída no presencial, Letícia teve que se reinventar. Desenvolveu cursos online e começou a vender produtos de maquiagem e beleza de marcas conhecidas no mercado. "Voltei ao início, fazendo tutoriais e usando produtos de outras marcas, mas elas não tinham estoque para vender a divulgação que eu fazia", diz.
Foi assim que nasceu a LPBeauty, marca especializada em maquiagens de alta qualidade, que vendeu mais de 200 mil batons durante a pandemia - quando todos usavam máscara.
"Hoje me dedico 100% à LP Beauty: desenvolvo produtos de maquiagem, viajando e testando produtos. Surgiu de forma imatura, mas aprendi muito. Mudei toda a identidade visual, eu não sou delicada, feminina, romântica. Visualmente era tudo muito frufruzinho, aquilo me incomodava."
Após um processo de amadurecimento, Letícia transferiu para sua marca uma identidade mais madura, de uma mulher que sabe o que quer. A logo é um raio, as embalagens monocromáticas, com um ticket mais alto, uma marca de mulherão.
Os fornecedores ela buscou no rótulo dos concorrentes. "Eu via onde era fabricado e batia na porta. Lancei a marca na pandemia, os primeiros desenvolvimentos foram online. Fizemos o rebrand há um ano e agora começamos a trabalhar em outros países, temos muita matéria-prima da Europa, por exemplo".
O e-commerce ainda é o maior canal de vendas da LP Beauty, mas a marca também conta com mais de mil revendedores. "A marca é própria, não tem investidor, sou eu que faço e chegamos R$ 30 milhões em 2022. Eu aposta mil por cento no digital, temos 20 lançamentos previstos para 2023", avisa.
Sua marca foi lançada na pandemia, com um batom ultra resistente, que não saía na máscaa. Foram 200 mil batons, numa época que as pessoas estavam dentro de casa e só saíam de máscara. Surgiu daí a necessidade de um produto que retirasse o batom, e lá foi Letícia se aventurar no mundo dos dermocosméticos, com o lançamento de um cleansing balm que removia o batom. "Nós temos apenas 10 produtos diferentes em linha, entre beleza e cuidados", diz.
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Letícia está in love com o skincare. "A maquiagem é uma beleza momentânea, o skincare é a beleza que fica com você. Eu amo desenvolver e produzir para cuidar da pele." A CEO também contra que sempre foi muito curiosa com o mercado de luxo e quando começou a consumir produtos de grife quis agregar essa experiência para seus clientes. "Nós enviamos dentro de um caixa, tem um cheiro nosso, meu cliente recebe e faz unboxing, é marketing orgânico."