Uma das principais queixas de mulheres que estão na menopausa é a queda de cabelo. Segundo Fernanda Nichelle, médica que atua exclusivamente na área estética e está à frente da clínica que leva seu nome, com atualizações na Universidade de Harvard e Universidade de Michigan, o envelhecimento e as alterações hormonais são as principais causas da queda de cabelo no período.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
"Na menopausa as mulheres podem perder até 40% do volume total dos cabelos. O bulbo capilar também envelhece com o passar dos anos, mas o problema pode se agravar em função do desequilíbrio hormonal. O estrogênio é associado ao aumento da fase anágena, de crescimento do cabelo, de forma que a redução desse hormônio que ocorre na menopausa acelera a entrada dos fios na fase telógena, de queda", explica a médica.
O ideal é procurar um médico endocrinologista para orientação em relação as alterações hormonais e reposição quando necessário. E procurar um médico tricologista para tratamento da haste capilar. Hidratação dos fios em salões de beleza também podem auxiliar na saúde dos mesmos.
Quando a queda de cabelo deve ser considerada estranha? "O normal é a perda de aproximadamente 100 fios de cabelo por dia. Quando a queda for maior do que esta por um período prolongado, um médico deverá ser procurado para realizar exames complementares", sugere Fernanda.
Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !
Na menopausa, os cabelos ficam mais fracos, quebradiços e demoram mais a crescer. Atualmente, existem diversos tratamentos com o laser, led, drug delivery de diversos ativos que podem ajudar a reverter esse quadro.