Kate Wilson em manifestação com outras mulheres também enganadas por policiais disfarçados
Reprodução/Instagram @herstorylondon
Kate Wilson em manifestação com outras mulheres também enganadas por policiais disfarçados

A ativista ambiental Kate Wilson, 41, foi enganada em um relacionamento de quase dois anos com um policial disfarçado. Ela estava na casa dos vinte anos quando conheceu o ex-namorado em uma campanha por justiça social, explica  Metro do Reino Unido . Quando descobriu, Kate acionou a justiça e ganhou o caso histórico contra a Polícia Metropolitana de Londres pela violação dos seus direitos humanos. A polícia violou os direitos humanos quando ela começou a se relacionar com o espião.

Entenda o caso

Kate conheceu um ativista - que se autodenominava Mark Stone - em 2003 e iniciou um relacionamento de 18 meses com ele, até que se mudou para a Espanha em 2005. Eles permaneceram amigos até 2010, quando ele foi desmascarado como um espião enviado para se infiltrar no movimento ambientalista como parte da Unidade Nacional de Inteligência de Ordem Pública do Met.

Seu nome verdadeiro era Mark Kennedy, e ele era casado e tinha filhos.

Como resultado, Kate entrou com uma ação judicial contra o Met (Polícia Metropolitana de Londres) e o Conselho Nacional de Chefes de Polícia (NPCC) no Tribunal de Poderes de Investigação. Ela alegou que havia violações à liberdade por tratamento desumano e degradante, seu direito à privacidade e direito à liberdade de expressão.

As acusações sobre violação dos direitos humanos foram aceitas, mas eles negaram que outros oficiais além de Kennedy e seu chefe soubessem do elemento sexual do relacionamento. 

Decisão do tribunal

Mas a decisão de hoje concluiu que as alegações do Met foram "materialmente prejudicadas pela frequência absoluta com que Kennedy e outros conduziam relações sexuais sem que perguntas fossem feitas ou ações fossem tomadas por oficiais superiores".

O tribunal acrescentou: "Somos levados à conclusão de que ou os oficiais superiores foram extraordinariamente ingênuos, totalmente inquestionáveis ​​ou optaram por fechar os olhos à conduta que foi, certamente no caso de [Kennedy], útil para a operação."

Ele concluiu que o fracasso em evitar que as relações sexuais acontecessem equivalia a uma discriminação ilegal contra as mulheres. "Este não é apenas o caso de um policial renegado que aproveitou sua missão disfarçada para satisfazer suas tendências sexuais, por mais sério que este aspecto do caso seja inquestionavelmente." Acrescentou que havia "falhas perturbadoras e lamentáveis ​​nos níveis mais fundamentais".

Kennedy teve relações sexuais com até 10 outras mulheres durante sua implantação no Met. Em um desses casos, ele estave com uma mulher conhecida apenas como ‘Lisa’ e a relação durou seis anos, quando ela descobriu um passaporte em seu nome verdadeiro.

Mais casos

Ele era um entre meia dúzia de oficiais disfarçados da Unidade Nacional de Inteligência de Ordem Pública do Met, ou sua "unidade irmã", o Esquadrão de Demonstração Especial. A Sra. Kennedy também descobriu que várias pessoas que considerava amigas eram colegas policiais disfarçados.

Um inquérito secreto de policiamento realizado no ano passado descobriu que mais de 30 mulheres foram enganadas sobre suas relações com espiões da polícia - a mais recente das quais só terminou em 2015.

Em um comunicado, ela disse: "Os eventos no meu caso aconteceram anos atrás, no entanto, o fracasso da polícia em proteger as mulheres de predadores sexuais dentro de suas próprias fileiras e as tentativas da polícia de criminalizar os manifestantes, ainda são questões muito vivas hoje."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!